Surfe: prevenção contra lesões | Blog Phisio Trainer
603
post-template-default,single,single-post,postid-603,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Surfe: prevenção contra lesões

Passar longos períodos dentro da água, em uma posição de hiperextensão da coluna lombar e cervical. Este é o dia a dia dos praticantes do surfe, modalidade esportiva que trabalha intensamente músculos e articulações em diferentes posições, em um ambiente instável e imprevisível.

Para prevenir lesões e dores durante a prática do surfe, o ideal é recorrer à fisioterapia preventiva, muito utilizada entre atletas profissionais ou recreacionais. Esta modalidade da fisioterapia prevê a promoção de saúde por meio da execução de uma série de exercícios que fortalecem as estruturas do corpo humano. Uma das regiões mais afetadas com a prática intensa do surfe é a região lombar (parte inferior das costas), geralmente acometida de dores e lesões por alterações posturais decorrentes da instabilidade muscular sobre uma prancha de surfe.

Dores cervicais (região do pescoço e ombros) e lesões ortopédicas também são frequentes entre surfistas em decorrência do impacto da água sobre a prancha e do posicionamento e postura, podendo ser evitadas com a fisioterapia preventiva.

 

Mas o que pode ser feito para evitar lesões?

Alongamentos

Devem ser feitos antes e depois da prática do surfe, sob a orientação de um fisioterapeuta. Os mais indicados são:

Alongamento dos músculos da região do Quadril

Tem o objetivo de melhorar a flexibilidade da região lombar e do quadril.

Alongamento dos músculos peitorais

Tem o objetivo de alongar a musculatura peitoral e dos ombros.

Alongamento  da parte posterior das coxas

Permite que os músculos da parte posterior das coxas funcionem melhor, retirando a pressão da lombar.

Alongamento dos músculos da perna

Ajuda a alongar os músculos da panturrilha, melhorando a amplitude de movimento dos tornozelos.

Exercícios específicos

Os treinos direcionados a praticantes de surfe que querem evitar lesões devem ser específicos, sempre “imitando” os movimentos comumente realizados dentro da água.

No caso de atletas de alto desempenho, que disputam competições nacionais e internacionais, o treino deve ser intenso, a exemplo de uma competição real.

Trabalhos posturais

Manter o equilíbrio é uma das principais ações de um surfista para minimizar a ocorrência de lesões em plena atividade. O equilíbrio evita quedas, melhora o rendimento físico, a performance e, consequentemente, a segurança ao executar os movimentos.

Exercícios de propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo) permitem a manutenção do equilíbrio postural, mantendo o corpo na sua base de sustentação, no caso, na prancha.

Procedimentos complementares

Técnicas complementares podem ser utilizadas pelos fisioterapeutas para tratar dores ou lesões de surfistas. Calor, frio, eletrotermofototerapia, ultrassom ou exercícios aquáticos auxiliam os atletas, especialmente quando as dores ou lesões estão em estágio inicial.

A exemplo do que foi dito anteriormente, o surfe é uma modalidade esportiva complexa, que trabalha diversas partes do corpo e, por isso, a combinação entre alongamentos, treinos específicos e um trabalho postural é essencial para evitar lesões.

Comments

comments

1Comentário
  • Equipe Phisio Trainer
    Postado em 23:08h, 04 junho Responder

    Ótimo conteúdo!

Poste um comentário