Uma pessoa com hérnia de disco pode se exercitar? | Blog Phisio Trainer
837
post-template-default,single,single-post,postid-837,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
capa-hernia-de-disco-posso-me-exercitar

Uma pessoa com hérnia de disco pode se exercitar?

Para quem é adepto da atividade física, nada mais desmotivante do que ficar sem se exercitar por alguma condição de saúde. Muitos pacientes que chegam aos consultórios de fisioterapia apresentam dores na coluna e grande parte queixa-se de hérnia de disco.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2016, a hérnia de disco representa 90% dos problemas ligados à coluna. Caracterizada como dor recorrente mais comum na região lombar, a hérnia discal tem mais de 2 milhões de registros por ano somente no Brasil (OMS/2016). 

Mas antes de saber se o paciente pode ou não se exercitar, é fundamental que ele passe por uma avaliação fisioterapêutica. O objetivo da anamnese é verificar quais são as contra-indicações relativas e absolutas para este paciente, o que pode variar de acordo com a intensidade do problema. 

Caracterizada pela perda da altura e ganho do diâmetro do disco intervertebral (abaulamento), a hérnia de disco ou discopatia como também é chamada, pode gerar uma série de sintomas, como dor nas costas, queimação, formigamento e perda da mobilidade. 

Somente um fisioterapeuta treinado e capacitado para examinar e avaliar dinamicamente o paciente terá habilidade para fazer a diferenciação entre as contra-indicações absolutas e as relativas.  

Mas qual é a diferença entre as contra-indicações absolutas e as relativas?

As contra-indicações absolutas são aquelas em que o paciente torna-se impossibilitado de  desenvolver determinados exercícios, correndo o risco de ter novas crises de hérnia. As relativas são aquelas menos definitivas. O paciente se submete a um tratamento da coluna e posteriormente retorna às atividades físicas. 

A boa notícia é que apenas uma pequena parcela das atividades que nós fazemos no dia a dia são contra-indicações absolutas, ou seja, geralmente o paciente estará apto a fazer atividade física após um tratamento adequado.

O importante é que, na dúvida, o paciente passe por uma avaliação com um fisioterapeuta, submeta-se a um tratamento (caso necessário) e somente depois volte a se exercitar. 

Esperamos que a pergunta acima tenha sido respondida. E lembre-se: a avaliação de um fisioterapeuta é essencial para o processo de reabilitação. 

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário