Terapia miofascial e principais indicações | Blog Phisio Trainer
639
post-template-default,single,single-post,postid-639,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
Você sabe o que é terapia miofascial? É uma técnica fisioterapêutica que usa a mobilização manual para o alívio das dores. Por meio da manipulação de tecidos musculares, o fisioterapeuta utiliza diferentes direções de deslizamento, apoio e pressões, com base no relato dos pacientes.

Terapia miofascial e principais indicações

Relaxar e distensionar a fáscia muscular. Estes são alguns dos principais objetivos da liberação miofascial – técnica utilizada pela fisioterapia para tratar contraturas musculares, retrações, tensionamento, dores musculares crônicas, entre outras patologias.

 

Mas o que significa fáscia muscular?

A fáscia é uma espécie de membrana formada por tecido conjuntivo, que reveste cada fibra, cada músculo e toda a superfície do corpo. Ela pode ser encontrada em diversas extensões, densidades e espessuras, sendo responsável por fornecer sustentação aos tecidos, além de proteger, coordenar e impedir que haja atrito entre os músculos.

Sempre interligadas umas às outras, o conjunto de fáscias forma os tendões, capazes de fornecer suporte e tração adequados entre o osso e a musculatura, com grande influência no desempenho das funções das estruturas musculares.

 

De que forma a fáscia é afetada?

A fáscia pode sofrer alterações em atividades de rotina, por meio de posturas inadequadas durante longos períodos de tempo, tensões do dia a dia, sedentarismo, excesso nos treinos, intercorrências musculares, estresse, ansiedade, síndrome da dor miofascial e dores crônicas globais.

 

E no que consiste a técnica de liberação miofascial?

Consiste em uma avaliação precisa do local da disfunção, feita por um fisioterapeuta, e localização dos pontos-gatilho musculares (trigger points). Os pontos-gatilho são tratados por meio de dígitopressão, aplicação específica de termoterapia, alongamentos, PRT (Positional Release Therapy), mobilizações, seguido por alívio do sintoma.

O fisioterapeuta manipula os tecidos musculares utilizando diferentes direções de deslizamento, apoio e pressões, de acordo com o relato dos pacientes.

 

Lesões musculares e disfunções da fáscia mais comuns

Entre as lesões musculares ou disfunções da fáscia mais comuns estão as dores, entre as quais destacam-se as lombalgias, ciatalgias, cervicalgias e dorsalgias; as disfunções de origem tendinosa, como a síndrome do túnel do carpo, a síndrome de Dequervain e tendinites em geral; fascite plantar; dores no ombro; síndromes cervicais pós-trauma, entre outros.

A terapia miofascial também é bastante eficaz em tratamentos de recuperação pós-cirúrgica e em cicatrizes pós-traumáticas e pós-cirúrgicas.

 

E quais são os efeitos da terapia miofascial?

O mais importante efeito da terapia miofascial é o alívio das dores, sejam elas crônicas, tensionais, pós-treino, patológicas etc. Além disso, o paciente tem maior mobilidade articular, mais liberdade na execução dos movimentos, relaxamento muscular, melhora na capacidade de contração muscular, mais elasticidade, flexibilidade e agilidade, prevenção contra lesões e doenças musculares crônicas etc.

No caso de atletas de alto desempenho, é possível perceber melhora de rendimento, maior facilidade na nutrição muscular, melhora da propriocepção e consciência corporal.

No pré-treino é mais usada para diminuir a fadiga muscular, melhorar a flexibilidade e execução dos exercícios. No pós-treino, para redução da dor muscular e relaxamento.

Portanto,é possível observar a importância da terapia miofascial enquanto recurso de alívio em quadros de dores por meio de mobilizações manuais da fáscia, sem comprometimento da resistência muscular.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário