Tendinite de Pata de Ganso | Blog Phisio Trainer
Pata de ganso é o conjunto de tendões que envolvem três músculos na região do joelho. Devido a sua semelhança com a pata da ave, esse termo é mais conhecido. Neste artigo, abordaremos a tendinite da pata de ganso, uma inflamação dos tendões dos joelhos, que pode vir acompanhado de bursite com inchaço após atividades físicas.
tendinite, tendinite pata de ganso, terapia miofascial, joelho, musculatura,
783
post-template-default,single,single-post,postid-783,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Tendinite de Pata de Ganso

Pata de ganso. Você já ouviu falar nesse termo? Pata de ganso é o conjunto de tendões que envolvem três músculos na região do joelho – o sartório, o grácil e o semitendinoso. Devido a sua semelhança com a pata da ave, esse termo é mais conhecido.

Esses músculos são responsáveis por flexionar o joelho e protegê-lo contra estresse nos casos de rotação e de desvio do joelho para dentro.

 

Mas como ocorre a tendinite da pata de ganso?

A tendinite da pata de ganso é muito frequente em corredores ou em pacientes com artrite reumatoide ou osteoartrite. Geralmente, gera dor na parte interna do joelho, pouco abaixo da linha articular. É a inflamação dos tendões, mas também pode ocorrer bursite com inchaço após atividades físicas.

A dor é frequente em movimentos como flexão dos joelhos, subir e descer escadas, e quando o pé encosta no chão durante a corrida, por exemplo. A inflamação nos tendões é decorrente do estresse/peso excessivo do joelho, gerando uma sobrecarga nos músculos e criando uma região de atrito no joelho.

 

Principais sintomas

– Dor na parte interna do joelho

– Inchaço

– Sensibilidade à palpação

– Dor no joelho ao subir e descer escada

– Mobilidade articular ativa limitada pelo quadro de dor

 

Tratamentos fisioterapêuticos

Laser

O primeiro passo para quem for diagnosticado com tendinite da pata de ganso é o controle da inflamação. Recursos como gelo e aplicação de laser em baixa frequência são bastante eficazes.

No tratamento deste tipo de lesão, a laserterapia se mostra altamente eficaz na aceleração do processo de melhoria do quadro, diminuição da dor e consequentemente retorno à função normal.

Fortalecimento muscular

Após o controle da inflamação, a próxima fase envolve a intervenção na causa mecânica do problema. Um dos motivos que levam ao estresse do joelho é a falha na musculatura lateral do quadril. Esses músculos são os principais responsáveis por manterem o joelho alinhado durante a corrida.

Uma pisada excessivamente pronada (popularmente pisar para dentro) também pode levar a um desalinhamento do joelho e gerar a inflamação dos músculos da pata de ganso.

Para tratar a patologia ou prevenir novas intercorrências, é preciso investir no fortalecimento dos músculos da articulação do quadril, especialmente o glúteo médio (responsável por elevar a perna para o lado). É importante também ‘educar’ o músculo, para que ele se contraia no momento certo da corrida.

Exercícios funcionais

Outra indicação são os exercícios funcionais que simulem os movimentos da corrida, seja por meio de pequenos saltos para frente, com quadris e joelhos bem alinhados; treino de força dos músculos do tornozelo (com exercícios de instabilidade), mantendo os pés bem alinhados.

Reeducação Neuromotora

A reeducação neuromotora trabalha exercícios que reestruturam a função adequada do aparelho musculoesquelético, que, se aplicados corretamente, mantém o corpo dentro de seus limites posturais e funcionais. O treinamento de reeducação neuromotora restabelece o movimento, fazendo com que os músculos voltem a funcionar de maneira harmônica.

Ultrassom

Aumenta o metabolismo local, reduz a inflamação e auxilia na reparação da cicatriz (na forma pulsátil), estimula a circulação sanguínea e a remoção de substâncias inflamatórias (na forma contínua).

Acupuntura

Apresenta respostas positivas como a estimulação da circulação local, além de proporcionar analgesia e melhora do sistema imunológico.

Terapia miofascial

Consiste na combinação de movimentos de deslizamento, amassamento e fricção, combinados a alongamentos de fáscias e músculos, com o objetivo de relaxar os tecidos que se encontram aderidos ou tensos.

Há muitos métodos fisioterapêuticos para o tratamento da tendinite da pata de ganso, portanto é fundamental o correto diagnóstico, base para a correta prescrição e posterior recuperação, principalmente evitando novas lesões.

 

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário