19 nov Saiba os cuidados com sua postura ao dirigir
Ficar atento aos hábitos de vida saudáveis. Dirigir é uma entre tantas ações que muitas pessoas desempenham ao longo do dia sem se dar conta que é também muito importante manter a postura adequada ao volante. Um dos maiores problemas são os “vícios”, já que vamos nos acostumando a certas atitudes, fazendo com que nosso corpo se habitue a se portar de forma incorreta.
Nessas horas, sermos persistentes ao reeducar o corpo é o ideal para que não prejudiquemos, ainda mais, músculos, vértebras, tendões e articulações. Abaixo, listamos alguns cuidados fundamentais ao pegar no volante. Vamos a eles:
1- A cabeça deve estar posicionada corretamente, ou seja, ela deve permanecer a maior parte do tempo no encosto do banco. Isso faz com que o “efeito chicote” seja evitado. Esse efeito ocorre no caso de colisões em que a cabeça se move para trás e para frente de maneira muito brusca, provocando luxações nas vértebras, lesões na coluna ou torcicolo.
2- Ao volante, os braços devem estar em um ângulo de 120° – um pouco mais aberto que os tradicionais 90°. O que ocorre é que braços muito esticados durante um período maior de tempo pode causar dores no pescoço e nos ombros. Outra dica é manter os ombros encostados no banco enquanto as mãos estiverem sobre o volante. O ajuste é feito aproximando-se ou afastando-se o banco do volante.
3- Já ouviu falar na posição da mãos 10:10? Imagine que suas mãos são como um ponteiro de relógio. Nessa posição, 10h10min, é possível ter maior liberdade para movimentar o volante caso ocorra alguma emergência. Flexionar as mãos ou deixá-las muito próximas uma à outra pode causar dores nos braços. Dirigir apenas com uma das mãos ou retirar as mãos do volante é, inclusive, proibido.
4- É importante que a coluna lombar (parte inferior das costas) esteja totalmente apoiada no encosto do banco. Nos casos em que a curvatura da coluna não estiver alinhada ao encosto, é recomendável o uso de uma almofada ou um rolo que possa preencher o espaço, desde que o corpo fique totalmente em contato com o banco. Com isso, evita-se a compressão dos órgãos e problemas de circulação.
5- Embora muitos veículos sejam automáticos, reduzindo o esforço dos pés sobre os pedais, os pés ainda são bastante utilizados na hora de dirigir. Pensando em aliviar a tensão dos músculos, o ideal é apoiar os pés no chão do carro, em intervalos regulares, para descansar. Manter os calcanhares apoiados no assoalho sempre que estiver dirigindo contribui para a estabilidade dos pés.
Como se vê, é importante que você perceba se está desconfortável ao volante, sentindo algum incômodo, seja nos ombros, pescoço ou na região lombar. Assegurar uma postura corporal correta ao dirigir pode evitar lesões e patologias mais graves na coluna vertebral.
Sem comentários