Reabilitação esportiva | Blog Phisio Trainer
551
post-template-default,single,single-post,postid-551,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Reabilitação esportiva

O conceito de reabilitação esportiva é amplo e envolve termos similares, como fisioterapia esportiva, reabilitação desportiva ou fisioterapia desportiva.

Com foco na recuperação de atletas e de praticantes de atividades físicas, a reabilitação esportiva trata e previne lesões provocadas pelo desgaste excessivo de articulações e do tecido muscular.

É uma área da fisioterapia convencional, reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia em 2007, e também prevê a potencialização da resistência muscular e da força do indivíduo. É indicada para todas as idades e visa a prevenção contra lesões ou o retorno, a curto prazo, da pessoa ao cotidiano de atividades físicas.

Quatro anos antes do reconhecimento por parte do Conselho Federal de Fisioterapia, foi fundada, em São Bernardo do Campo (SP), a Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), em 2003, após uma reunião durante os Jogos Pan-americanos, em Santo Domingo, na República Dominicana.

Desde então uma série de encontros com fisioterapeutas que lutavam por reconhecimento consolidaram a entidade e, atualmente, são cerca de 160 sócios, alguns deles autoridades em suas áreas, atuantes em seleções nacionais, grandes clubes brasileiros, em universidades ou em clínicas privadas.

Mas qual é a função da reabilitação esportiva?

Sua principal função é a recuperação das lesões e retorno rápido e seguro a modalidade esportiva. Além disso, a reabilitação esportiva auxilia na prevenção de lesões, como luxações, entorses, fraturas, lesões em ligamentos, tendinites etc.

Qual é a atuação do fisioterapeuta esportivo?

Entre as atribuições do fisioterapeuta esportivo estão a prevenção contra lesões, o tratamento de disfunções decorrentes da prática de exercícios físicos e a preparação de atletas até o momento do retorno ao esporte.

Por meio de um diagnóstico cinético-funcional (diagnóstico fisioterapêutico) e de exames clínicos específicos, é possível elaborar um tratamento que melhor atenda o paciente e o objetivo principal de retorno às atividades habituais.

Diferentemente do médico ortopedista, responsável por tratar problemas ortopédicos, o fisioterapeuta esportivo é especializado em disfunções musculoesqueléticas, ou seja, ele domina diversas modalidades e necessidades de seus pacientes e torna-se apto a traçar um plano de tratamento específico para o retorno rápido e seguro às atividades

No entanto, esse retorno depende de fatores como o tipo de esporte e a resposta do paciente ao tratamento, geralmente de forma gradual, sendo que os treinos mais pesados somente poderão ser feitos posteriormente, quando a força e a resistência do paciente forem restabelecidas.

Como é o tratamento?

Na maioria das vezes, o tratamento tem como base a Cinesioterapia, a realização de terapias manuais e funcionais, contando também com a ajuda de aparelhos (eletrotermofototerapia), da osteopatia, da estabilização segmentar vertebral, entre outros.

O fisioterapeuta esportivo pode ainda atuar ‘in loco’, seja em quadra, na academia, na piscina, no mar etc. Em modalidades como vôlei e futebol, o fisioterapeuta atua em conjunto com o treinador/preparador físico.

É importante destacar que o emprego das técnicas vai depender do local e do tipo de lesão, das necessidades do paciente e da modalidade esportiva que ele pratica.

Como se vê, a reabilitação esportiva é uma área ampla, que engloba diversas atividades esportivas. Mais importante que curar uma lesão é prevenir-se para que novas ocorrências não sejam registradas.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário