Reabilitação de bursite de quadril | Blog Phisio Trainer
No caso da bursite no quadril, é comum o surgimento do problema em decorrência de movimentos repetitivos. Quer saber mais sobre? Leia nosso artigo.
bursite, alívio, bursas, fisioterapia, dor, inflamação, phisiotrainer, quadril, reabilitação
917
post-template-default,single,single-post,postid-917,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
Reabilitação Bursite de Quadril

Reabilitação de bursite de quadril

Como o próprio nome indica, bursite é a inflamação da bursa – uma pequena bolsa que contém líquido sinovial e envolve as articulações. Ela funciona como um amortecedor entre os ossos, tendões e os tecidos musculares.

Movimentos repetitivos das articulações ou envelhecimento natural podem deixar a bursa inflamada. O que ocorre é que o corpo passa a produzir mais líquido sinovial e a bolsa aumenta de tamanho.

Entre as causas da bursite estão: traumatismos, infecções, uso excessivo de articulações, lesões por esforço repetitivo, artrite, gota etc.

E quais são os principais sintomas?

Além do inchaço, a bursite gera dor e, em alguns casos, vermelhidão. Ao movimentar a articulação ou ao apalpá-la a dor pode tornar-se mais intensa. Outro sintoma comum é a rigidez ao mover a articulação afetada ou restrição do movimento.

Em quais regiões do corpo a bursite é mais frequente?

A bursite é mais comum nos ombros e quadris.

Como é a inflamação nos quadris?

No caso da bursite no quadril, também chamada de bursite trocantérica ou trocanteriana, as causas podem estar relacionadas à sobrecarga dos tendões e das bursas, provocada por atividade física intensa ou exercícios que exigem movimentos repetitivos. A inflamação também pode ocorrer devido à fraqueza muscular. Em alguns casos, mesmo atividades leves são suficientes para provocar lesões.

Determinadas doenças também são fator de risco para o desenvolvimento da bursite no quadril, a exemplo de problemas na coluna lombar, patologias na articulação sacroilíaca (sacroileíte), artrite reumatoide, artrose do joelho, gota, diabetes, escoliose, entre outras.

Além disso, lesões no quadril, cirurgias anteriores, entorse nos tornozelos, encurtamento do Trato Iliotibial podem afetar a caminhada e sobrecarregar as bursas e os tendões, levando a uma bursite no quadril.

Reabilitação de bursite de quadril

Exercícios fisioterapêuticos

Os exercícios para a bursite no quadril, que devem ser prescritos por um fisioterapeuta, têm a finalidade de equilibrar a musculatura, corrigindo os desequilíbrios dos músculos do membro inferior. Geralmente, são prescritas séries que permitem a elevação das pernas de lado, a execução de ponte, de círculos com as pernas e elevação das pernas de pé.

A fisioterapia é considerada uma opção eficaz de tratamento, com bons resultados, por reduzir o processo de inflamação, aliviar a dor e diminuir a sobrecarga sobre as bursas inflamadas.

Outras medidas

O tratamento também deve incluir repouso da articulação, aplicações de gelo no local e, se necessário, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides para alívio das dores e do inchaço.

Já em casos mais graves, são injetadas na região doses com corticosteroide ou realizadas infiltrações. Em casos raros, há ainda a possibilidade de cirurgia. A bursa inflamada é retirada, com a liberação dos tecidos da região lateral do quadril e reparação dos tendões lesionados.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário