05 nov Qual é a melhor posição na hora de dormir?
Parece bobagem, mas não é. Os especialistas do sono dizem que nem sempre a posição preferida para dormir é a mais correta, podendo ocasionar uma série de transtornos, como dor nas costas, no pescoço e até mesmo problemas estomacais ou gástricos.
O ideal é que uma boa noite de sono revigore o organismo e prepare o corpo para um novo dia. No caso de quem sente dores ou acorda se queixando de cansaço, uma das causas pode ser a posição na hora de dormir.
Mas o que é certo e o que é errado?
A maneira como nos deitamos para dormir pode causar um impacto negativo sobre a coluna, sobre as pernas e as articulações, ocasionando dores crônicas. Determinadas posições também aumentam a pressão sobre o pescoço, ombros, quadris, joelhos e região lombar (parte inferior das costas), causando dores. Na posição correta, é possível encontrar alívio para a coluna e, portanto, ter uma boa noite de sono.
Algumas posições são inadequadas tanto para ter uma boa noite de sono quanto por gerar prejuízos à saúde física, principalmente para a coluna. Citamos abaixo duas posições que podem gerar dor e outras patologias à coluna vertebral. São elas:
De barriga para cima
Aumenta a anteriorização da cabeça, o que acaba favorecendo a postura ‘corcunda’. Pode também causar dor lombar , já que a região da coluna lombar acaba sendo pressionada. É também uma posição considerada inadequada por favorecer o ronco e a apneia do sono, pois a língua desliza para trás, dificultando a passagem do ar pela garganta.
De bruços
É considerada uma das piores posições para o pescoço, já que geralmente a pessoa apoia a cabeça nas costas das mãos, virando o pescoço para o lado. Essa posição também não respeita a curvatura natural da coluna, provocando dores. Se um travesseiro fino e macio for colocado embaixo do abdômen, a coluna fica melhor apoiada, embora não seja recomendável durante toda a noite.
E qual é a posição ideal?
A posição de dormir pode influenciar no ronco, interferir no refluxo, nas dores nas costas e evitar lesões na coluna. Em média, uma boa noite de sono dura entre seis e nove horas, por isso é importante que nesse período o tempo seja bem aproveitado para o descanso das articulações, especialmente da coluna vertebral.
Dormir de lado é, sem dúvida, a melhor posição para se dormir, já que a coluna fica bem apoiada e segue uma linha contínua, evitando dores nas costas e lesões na coluna. No entanto, é importante utilizar dois travesseiros – um para o pescoço e o segundo para ser colocado entre as pernas.
Além de ficar atento à correta posição na hora de dormir, é importante observar se alguma dessas posições provoca algum incômodo ou dor. Priorizar um sono de qualidade contribui para uma vida mais saudável. A partir daí, as atividades a serem desempenhadas no decorrer do dia serão mais leves e sem intercorrências.
Sem comentários