Quais são as patologias de ombro mais comuns? | Blog Phisio Trainer
Para evitar lesões, procure um fisioterapeuta especializado que prescreverá um tratamento adequado, reduzindo a incidência de patologias no ombro.
fisioterapia, patologias, ombro, tratamento
878
post-template-default,single,single-post,postid-878,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
Quais são as patologias de ombros mais comuns e como tratar?

Quais são as patologias de ombro mais comuns?

Quais são as patologias de ombro mais comuns e como tratar? 

Caracterizado pela maior amplitude de movimentos de todas as articulações do corpo humano, o ombro une o braço ao tronco e é capaz de se movimentar em vários planos e posições. É uma das mais complexas redes de articulações, ligamentos e músculos do corpo e, talvez por isso e pela instabilidade desse conjunto de articulações, é mais propenso a apresentar determinadas lesões. 

Entre as patologias, listamos abaixo aquelas mais comuns, ou seja, as mais frequentes queixas dos pacientes quando o assunto é ombro. São elas: 

Tendinite

É a inflamação do tendão, estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. A inflamação ocorre pela presença de dor na região do tendão. Entre as causas, estão fatores de risco, como: falta de alongamento, que provoca a sobrecarga do tendão; desequilíbrios posturais , movimentos repetitivos, estresse, atividade física em excesso, doenças autoimunes, idade e sexo.

Inicialmente, o tratamento fisioterapêutico baseia-se principalmente na melhora da inflamação, sendo que após o controle da mesma, busca-se o ganho da mobilidade articular e retorno da amplitude do movimento. A partir daí, o foco do tratamento passar a ser o fortalecimento específico de toda musculatura envolvida.  

Bursite 

É a inflamação da bursa subacromial, uma estrutura com líquido localizada entre um tendão e o osso. Sua função é auxiliar o deslizamento dos tecidos e sua nutrição. O processo inflamatório surge pela repetição de movimentos, causando dor, espessamento e limitação dos movimentos. 

Nesse caso, utiliza-se a Cinesioterapia (terapia com movimentos específicos da fisioterapia) para melhorar o movimento do ombro, além de recursos antiinflamatórios e analgésicos. 

Capsulite adesiva

É caracterizada por um quadro de dor intensa no ombro e limitação dos movimentos e é definida pela inflamação da cápsula que reveste a articulação do ombro. É mais conhecida como ombro congelado. O tratamento deve ser iniciado com medicação para as dores, terapias como acupuntura e terapias manuais, além da Cinesioterapia. O foco deve ser o ganho de mobilidade, redução da dor e do bloqueio articular. 

Artrite 

É a Inflamação das articulações. Ocorre quando o sistema imunológico ataca as estruturas articulares do próprio corpo, sendo, portanto, uma doença autoimune na maioria dos casos, ou ocorrer por trauma, levando a um processo inflamatório da região. Se não tratada precocemente, pode afetar outras áreas além do ombro. O controle da inflamação e o fortalecimento específico deve ser o foco do tratamento fisioterapêutico nesse caso. 

Prevenção

Para evitar lesões nos ombros, a melhor indicação é procurar um fisioterapeuta especializado que prescreverá um tratamento preventivo, reduzindo, assim, a incidência de patologias nessa região.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário