Propriocepção e fisioterapia | Blog Phisio Trainer
653
post-template-default,single,single-post,postid-653,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
Você sabe o que é propriocepção? É a consciência que temos da postura, do movimento, enfim, das várias partes do corpo e das mudanças que envolvem o equilíbrio e a coordenação motora. Na fisioterapia, ela ajuda na prevenção a lesões e na redução de dores decorrentes de quedas e entorses.

Propriocepção e fisioterapia

Manter o equilíbrio corporal, evitando quedas e entorses, decorrentes de mudanças bruscas de direção ou esportes de contato. Esta é uma das principais funções da propriocepção.

 

Mas o que é propriocepção?

Termo utilizado para nomear a capacidade do ser humano em reconhecer a localização espacial do corpo, posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo com relação às demais, sem necessariamente usar a visão.

A propriocepção envolve a consciência da postura, do movimento, das várias partes do corpo e das mudanças no equilíbrio, além de incluir as sensações de movimento e de posição das articulações.

É responsável por informar ao nosso cérebro a noção de posição dos membros e, consequentemente, essa informação de posicionamento corporal é fundamental para o controle dos movimentos, para a manutenção do equilíbrio postural e para a realização de diversas atividades do dia a dia.

 

Onde estão localizados os proprioceptores?

Órgãos sensitivos, os proprioceptores estão localizados nos músculos, tendões, ligamentos e articulações, além do labirinto (ouvido interno). Esses órgãos recebem e transportam para o sistema nervoso central (SNC) informações sobre tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo. A partir daí, o cérebro decide como reagir e manter o equilíbrio.

 

E como funciona a propriocepção na fisioterapia?

Ao sofrer uma lesão articular e/ou ligamentar, os receptores proprioceptivos também são danificados, o que significa que a informação normalmente enviada ao cérebro fica prejudicada.

Nesses casos, haverá um déficit na capacidade proprioceptiva do indivíduo e, como consequência, a pessoa pode se lesionar repetidas vezes, reduzindo, por exemplo, sua capacidade motora ao desempenhar atividades esportivas.

 

A cinesioterapia proprioceptiva

Para aprimorar as habilidades proprioceptivas ou reduzir dores decorrentes de lesões, traumas e imobilizações, principalmente ortopédicas, o ideal é buscar um trabalho proprioceptivo, elaborado por fisioterapeutas.

A cinesioterapia proprioceptiva envolve geralmente superfícies instáveis. Essa instabilidade fornece ao organismo constantes oportunidades para avaliar sua orientação no espaço, desenvolvendo e treinando a consciência corporal. Uma melhora na resposta proprioceptiva proporciona ao corpo maior equilíbrio e estabilidade.

Entre os resultados decorrentes dos exercícios fisioterapêuticos estão:

– Melhora da coordenação

– Melhora do equilíbrio estático e dinâmico

– Melhora do tempo de reação a diversos estímulos

– Incremento da força muscular

– Melhora da coordenação inter e intramuscular

– Melhora do rendimento em atividades esportivas

– Melhora de respostas motoras diante de situações adversas para evitar traumas e quedas

 

Portanto, a cinesioterapia proprioceptiva tem se mostrado eficaz na prevenção e no tratamento de lesões por incluir exercícios de equilíbrio, coordenação motora e movimentos específicos de acordo com as modalidades esportivas e atividades de vida diária. É importante que sessão seja feita de forma individualizada e sempre conduzido por um fisioterapeuta.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário