Pequeno guia de dicas de postura para aplicar na sua rotina | Blog Phisio Trainer
447
post-template-default,single,single-post,postid-447,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Pequeno guia de dicas de postura para aplicar na sua rotina

É comum em nossa clínica recebermos pacientes acometidos de dores na coluna, principalmente nas regiões lombar e cervical. Com raras exceções, muitos dos problemas álgicos (de dor) poderiam ser evitados se tivessem sido adotadas práticas posturais adequadas na rotina diária. Dessa forma, compartilhamos com nossos leitores parte das orientações passadas àqueles que nos procuram para ajudar em uma patologia já instalada. Quem sabe essas dicas podem ser úteis de forma a tentarmos reduzir ao menos um pouquinho o índice alarmante de que 80% da população mundial sofre de dores na coluna, conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Vamos as dicas!

 

Dormir

Muitas pessoas gostam de dormir de barriga para baixo, porém isto não é recomendado devido ao desalinhamento que gera ao longo de toda a coluna, lembre-se que você permanecerá por um longo período nesta posição. Dê preferência por dormir de lado ou de barriga para cima.

Ao deitar-se de lado mantenha o alinhamento da coluna utilizando um travesseiro na cabeça e outro entre as pernas. O primeiro deve preencher o espaço entre a cabeça e o colchão de modo que a cabeça não fique nem muito alta e nem muito baixa e sim na mesma linha da coluna, já o segundo deve ser posicionado entre as pernas, que devem estar levemente dobradas, apoiando os joelhos e os tornozelos mantendo-os na mesma linha do quadril.

Se você prefere dormir de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e não use um travesseiro muito alto para apoiar a cabeça.

Para levantar da cama nunca dê o impulso com o corpo para frente, isso gera uma sobrecarga muito grande na coluna, sempre deite-se de lado, coloque as pernas para fora da cama e apóie-se com os braços para sentar.

 

Agachar e Levantar

Ao agachar para pegar algo no chão sempre dobre as duas pernas e mantenha seu tronco reto, ao levantar use a força das pernas, mantendo sua coluna alinhada, nunca se abaixe com os joelhos estendidos e a coluna curvada para frente, este movimento sobrecarrega sua coluna e pode ocasionar dores.

Em casa ou em seu ambiente de trabalho, coloque os objetos utilizados com maior frequência em locais de fácil alcance (nem muito altos e nem muito baixos), assim você evita movimentos repetitivos e desnecessários.

 

Sentar

Ao sentar devemos ocupar todo o assento da cadeira, apoiar a coluna lombar no encosto da cadeira, e manter os ísquios (ossinhos do bumbum) em contato com a cadeira.  Evite sentar com as pernas cruzadas, as  plantas dos pés devem ficar apoiadas por completo no chão, suas pernas devem formar um ângulo de 90 graus entre joelhos, quadril e tronco.

 

Vestir-se

Sente-se para calçar as meias, calçar os sapatos e vestir as calças.

De maneira alguma execute essas atividades em pé e com muita flexão de tronco.

Lembre-se de dobrar os joelhos e cruzar as pernas para essas atividades.

 

Carregar Peso

Ao carregar qualquer objeto pesado, mantenha-o sempre próximo ao corpo, na altura da barriga e com os cotovelos levemente dobrados. Nunca carregue sobre a cabeça ou sobre os ombros. Ao carregar sacolas nas mãos distribua o peso uniformemente e ao usar mochilas, ajuste as alças de maneira adequada (com o mesmo comprimento) e de forma simétrica nos ombros direito e esquerdo, nunca use as duas alças do mesmo lado.

 

Head set

Este aparelho é essencial para pessoas que falam ao telefone por longos períodos, consegue-se ter mais agilidade e mais facilidade para exercer sua função, além de evitar posições indesejáveis como apoiar o telefone entre a orelha e o ombro ao usar um telefone comum, o que pode ocasionar dores no ombro e região cervical.

 

shutterstock_401701942

 

Dirigir

(ajustes, banco, MMSS e MMII)

Ao dirigir, primeiramente ajuste a distância do banco. Se o câmbio do seu carro for manual, você deve conseguir pisar até o final da embreagem com o pé direito. Caso o câmbio seja automático, você deve conseguir pisar no acelerador até o final com o pé esquerdo.

Feito isto, devemos ajustar a distância do encosto. Para o ajuste correto, você deve permanecer com as costas completamente apoiadas no encosto e com os braços estendidos para frente, seus punhos devem ficar na mesma linha do volante, de modo que ao segurar no mesmo seus cotovelos fiquem levemente dobrados.

 

Listamos, aqui, algumas das atividades cotidianas presentes na rotina da maior parte das pessoas. No entanto, há muitas outras causas para dores na coluna e tensões musculares na região. Se você sente dores, não hesite em nos procurar para tratá-las ou reeducar a sua postura.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário