Os benefícios do Pilates para quem sofre de escoliose | Blog Phisio Trainer
483
post-template-default,single,single-post,postid-483,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Os benefícios do Pilates para quem sofre de escoliose

Os benefícios do Pilates para quem sofre de escoliose

O desvio lateral da coluna vertebral é chamado de escoliose. O problema, que pode ser diagnosticado em crianças, jovens e adultos, pode ser classificado com menor ou maior gravidade.

Há três tipos de escoliose: a idiopática – a mais comum entre as três, especialmente em jovens cujo crescimento é muito acelerado; a congênita – de nascença, caracterizada por problemas de formação das vértebras ou fusão das costelas durante o desenvolvimento do feto; e a neuromuscular – decorrente de fraqueza nos músculos ou paralisia por determinadas doenças.

Entre os sinais físicos mais comuns para se detectar a escoliose estão: as laterais da cintura podem parecer desiguais, ombros ou quadris ficam assimétricos, um lado da caixa torácica ou uma perna pode parecer menor que a outra; o corpo se inclina mais para um lado.

Para minimizar os efeitos da escoliose, o Pilates – método que consiste na prática de exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo – tem se mostrado eficaz na reabilitação de pessoas com este quadro.

Abaixo, listamos 4 benefícios do Pilates para quem sofre de escoliose. Vamos a eles!

Correção da postura

Ao atuar no controle, consciência e correção da postura, o Pilates permite que os pacientes mantenham um posicionamento, digamos, neutro, da coluna vertebral. Com isso, evita-se a execução de movimentos musculares desnecessários, melhorando a contração muscular, o alongamento, prevenindo a fadiga e fortalecendo a musculatura.

shutterstock_488816383

Melhoria da capacidade respiratória

Nas aulas de Pilates, é trabalhada a capacidade respiratória do praticante, visando utilizar músculos profundos do tórax e do abdômen, além de permitir maior concentração e consciência corporal.

Aumento da flexibilidade da coluna

Um dos grandes problemas da escoliose é o enrijecimento da coluna vertebral em determinadas regiões. Por meio de exercícios específicos de Pilates, é possível alongar e fortalecer a musculatura, aumentando a amplitude dos movimentos e, consequentemente, reduzindo a dor.

Estabilização da deformidade

Um dos benefícios de se praticar Pilates, no caso dos pacientes com escoliose, é evitar que a deformidade avance. Mobilidade, flexibilidade e fortalecimento muscular são as palavras-chave do praticante com escoliose, que deve respeitar seus limites, buscando sempre qualidade de vida.

Como se vê, há formas de minimizar os sintomas desagradáveis de uma escoliose com Pilates. As sessões devem ser frequentes, sempre com a supervisão de um fisioterapeuta para auxiliar o paciente na cinesioterapia.

 

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário