O que é osteopatia? | Blog Phisio Trainer
310
post-template-default,single,single-post,postid-310,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

O que é osteopatia?

A osteopatia consiste em uma abordagem diagnóstica e terapêutica fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo funcionam de maneira integrada. Neste tratamento, o fisioterapeuta osteopata realiza o diagnóstico palpatório dos tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos e etc.) afim de identificar possíveis lesões ou disfunções e reestabelecer o pleno funcionamento dos sistemas corporais.

O tratamento se baseia no fato de que o corpo pode curar a si mesmo por meio da combinação adequada de técnicas manuais. Sendo assim, o terapeuta busca olhar o indivíduo como um todo: ao invés de focar apenas na dor ou na doença, aborda conjuntamente as suas causas.

Como outros profissionais da saúde, os osteopatas estudam o histórico clínico do paciente. Indo além: observam como o paciente se senta, quando e como se levanta, como dorme, ou seja, como realizam a maioria das suas atividades. A forma como o corpo está condicionado a funcionar é um dos pilares do diagnóstico. O osteopata também observa a coluna vertebral, os ombros e a simetria da pélvis.

Aplicações

Entre os tratamentos e sintomas mais comuns, podemos destacar os problemas na coluna, dores na região do pescoço, desconfortos no ciático, lesões repetitivas por tensão e até mesmo problemas menstruais e da gravidez.

Um osteopata é capaz de tratar a conhecida fadiga crônica, assim como artrite e lesões relacionadas à prática de esportes. Em relação às atividades físicas, a osteopatia é especialmente interessante por não fazer uso de tratamentos invasivos, nem basear todo o processo de cura na administração de medicamentos. Atletas profissionais e até mesmo os de fim de semana podem encontrar na osteopatia um importante auxílio tanto na luta contra as dores como na prevenção de lesões.

Outra vantagem dos tratamentos osteopáticos é o fato de que podem ser aplicados a uma ampla gama de pacientes, desde crianças até idosos. Por tratar-se de um processo de ajuste e regulagem do corpo, pode aplicar-se a praticamente qualquer indivíduo.

shutterstock_498533815

Abordagens

Para oferecer diagnóstico e tratamentos mais complexos, a osteopatia trabalha como um todo e não centra-se somente em algumas partes do corpo humano. Portanto, é importante buscar a ajuda de profissionais que trabalhem com o conjunto completo de abordagens. Para esclarecer, podemos citar:

Osteopatia Estrutural

A osteopatia estrutural é uma das faces mais conhecidas da terapia osteopática. Quando ocorre alguma restrição de mobilidade no sistema musculo-esquelético, a mesma pode ter origem em diversas estruturas e tecidos e acabar se materializando sob forma de disfunções nos ossos, articulações, tendões, tecidos musculares e etc.

Neste caso, esta vertente da osteopatia reconhece a importância da interdependência entre as estruturas do corpo e suas funções. A osteopatia estrutural vai além do dorso, coluna e pescoço e considera uma ampla gama de técnicas que atuam sobre cada tecido de formas distintas, como por exemplo: pompagem para as disfunções vasculares e ligamentares; stretching  e inibições de pontos gatilho para as disfunções musculares; técnicas funcionais para o tecido conjuntivo (ligamentos, fascias, tendões); técnicas neurodinâmicas para o tecido nervoso, dentre outras.

Osteopatia Visceral

A osteopatia visceral considera que os órgãos do corpo encontram-se em sincronia entre si e com as estruturas vizinhas. Quando esta sincronia encontra-se em desequilibrio, se dão as chamadas disfunções vicerais ou sistêmicas, as quais se caracterizam pelos vícero-espasmos reflexos, pela diminuição da mobilidade e da vascularização dos orgãos, dentre outras alterações. Através da manipulação visceral, o osteopata pode atuar tanto de maneira direta sobre as víceras, quanto sobre as fáscias que as sustentam, como também reflexamente por meio da estimulação dos centros simpáticos e parassimpáticos.

Osteopatia Craniana

A osteopatia craniana baseia-se no diagnóstico e tratamento das restrições da mobilidade no sistema craniossacral, devolvendo ao corpo sua otimização fisiológica. O osteopata se vale de técnicas funcionais suaves e delicadas, mas que produzem efeitos significativos ao dissipar tensões que podem causar disfunções em todo o corpo. Os áreas que consistem nos principais focos de tratamento são: o sacro; as fáscias presentes na base do crânio; a saída dos pares cranianos; e as aderências medulares.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário