O que é metatarsalgia e como tratá-la? | Blog Phisio Trainer
736
post-template-default,single,single-post,postid-736,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

O que é metatarsalgia e como tratá-la?

A dor que atinge a região anterior do pé tem o nome de metatarsalgia. O problema, que afeta os ossos longos (metatarsos) do pé, gera desconforto pelo excesso de pressão, ocasionando um processo inflamatório nos tecidos.

Mas o que são metatarsos?

São cinco longos ossos localizados no antepé, região anterior aos dedos. Os metatarsos se articulam com os dedos (falanges) e com os ossos do tarso. Juntamente com os dedos, são responsáveis pelo apoio da ponta do pé.

Geralmente, o diagnóstico é feito a partir da história clínica do paciente e pelos sintomas apresentados pelo paciente, além de exames complementares, como raio x e/ou ressonância magnética.

Principais sintomas da metatarsalgia:

Os sintomas podem ser leves, com intensidade maior quando a pessoa fica muito tempo em pé, anda de salto alto ou pratica alguma atividade física. O principal causador dos sintomas é o excesso de pressão sobre a região dos dedos. Os principais sintomas são:

– Dor

– Inflamação

– Edema

– Calosidade

– Fraturas por estresse

– Espessamento do nervo

Causas

As causas da metatarsalgia são diversas. Podem estar relacionadas aos ossos, articulações, músculos, ligamentos ou no coxim plantar (amortecedor localizado nas solas dos pés, entre a pele e os ossos).

Os fatores de risco que levam ao aumento da pressão na parte frontal dos pés podem estar relacionados a:

 

Calçados

Calçados muito apertados, com bico fino e com pouco espaço interno na região dos dedos tendem a comprimir a região dos metatarsos, causando dores. Os sapatos de salto alto jogam o peso do corpo para frente, fazendo com que o apoio principal seja a cabeça dos metatarsos. Eles também elevam muito as pressões na região anterior do pé e comprimem dedos e ossos.

Peso corporal

O peso corporal tem impacto direto na carga que os pés recebem. Quanto maior o peso, maior a carga que o pé precisará suportar durante o dia. Pessoas obesas estão mais propensas a desenvolver dores nos membros inferiores. Por isso, é importante manter o peso equilibrado.

Atividade física

Exercícios constantes e principalmente de alto impacto aumentam a sobrecarga nos membros inferiores, portanto, é um dos fatores desencadeantes ou agravantes de dor na região dos metatarsos.

Tipos de pé

– Pés cavos, por apresentarem um arco muito elevado, tendem a ter a área de contato do pé com o solo menor. A carga depositada na região fica concentrada no calcanhar e nas cabeças dos metatarsos.

– Pés chatos, apesar de terem maior área de contato, têm o amortecimento comprometido devido ao rebaixamento do arco. O impacto que chega à frente dos pés é muito maior que o ideal.

Tratamento

Após o diagnóstico médico, a avaliação de um fisioterapeuta é fundamental para o bom andamento do tratamento. O especialista será capaz de avaliar as possíveis causas do problema e o melhor encaminhamento para cada paciente. O tratamento inclui:

– Sessões de fisioterapia: exercícios devem atuar na melhora do apoio e mobilidade dos pés, além de movimentos de força e equilíbrio, ajudando na correção da pisada.

–  Eletrotermofototerapia: para controle da inflamação e alívio da dor.

– Calçado: prefira uso de sapatos confortáveis e adaptados, evitando saltos ou sapatos apertados.

– Palmilhas: utilize peças ortopédicas sob medida, que ajudam a reduzir a sobrecarga sobre os metatarsos.

– Cirurgia e medicação: pode ser indicado pelo médico ortopedista.

Vale lembrar que a cirurgia é o último recurso para o tratamento da metatarsalgia, somente depois que as outras medidas forem esgotadas.

Comments

comments

Tags:
, ,
Sem comentários

Poste um comentário