O processo de envelhecimento: principais patologias osteomusculares | Blog Phisio Trainer
624
post-template-default,single,single-post,postid-624,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
Você sabia que a fisioterapia pode prevenir ou reduzir os sintomas decorrentes do envelhecimento? Com o passar dos anos, o organismo se torna menos adaptável ao meio ambiente e mais propenso (vulnerável) a lesões e doenças inerentes ao avanço da idade. Veja como proceder.

O processo de envelhecimento: principais patologias osteomusculares

Envelhecer não é um processo que ocorre do dia para a noite. É gradual, lento e atua diretamente no funcionamento do organismo do ser humano, tornando-o menos adaptável ao meio ambiente e mais propenso (vulnerável) a lesões e doenças inerentes ao avanço da idade.

Embora envelhecer não seja sinônimo de adoecer, o processo de envelhecimento envolve limitações típicas do passar dos anos, mesmo que determinados idosos sejam ativos até as fases tardias da vida.

Algumas patologias são mais comuns que outras e podem demandar tratamentos específicos e supervisionados. É o caso da osteoporose, da osteoartrite, da sarcopenia, entre outros. Falando detalhadamente de cada uma dessas patologias, pode-se perceber que é possível reduzir ou até mesmo prevenir para que algumas doenças não surjam ou apareçam de forma mais branda. Vejamos as principais:

 

Osteoporose

Pode ser caracterizada pela redução da massa óssea e enfraquecimento do tecido ósseo, tendo como principal consequência a fragilidade dos ossos e consequentemente o risco de fratura.

Normalmente e especialmente até os 30 anos, há um equilíbrio entre a formação e a reabsorção óssea. No entanto, após essa idade, a perda óssea varia de 0,3% ao ano até 3%, no caso das mulheres, cuja perda é quase sempre maior.

A osteoporose ocorre justamente quando a reabsorção óssea é maior que do que a velocidade de formação.

 

Osteoartrite

Pode ser caracterizada pela inflamação e posterior degeneração das cartilagens, além de alterações das estruturas ósseas vizinhas. Um dos sinais mais frequentes da enfermidade é o aumento do líquido no interior do tecido cartilaginoso em uma ou mais articulações.

As áreas mais afetadas são as articulações dos joelhos, das mãos, das coxas, fêmur e da coluna.

Entre os sintomas iniciais estão a dor nas articulações, o enrijecimento e diminuição da mobilidade articular. É a mais comum das doenças reumáticas, que se manifesta em ambos os sexos.

 

Sarcopenia

Perda degenerativa da massa muscular esquelética e da coordenação, geralmente como resultado do processo de envelhecimento. A massa muscular é formada de proteínas, mas com o passar dos anos, o organismo passa a  assimilar uma quantidade menor de proteínas.

Com o envelhecimento, as alterações hormonais também afetam esta produção, uma vez que os hormônios são a principal fonte de  assimilação de proteínas. Estas são as principais causas da sarcopenia.

A sarcopenia também dificulta a coordenação motora e o movimento.

 

Mas como proceder frente as patologias típicas do processo de envelhecimento?

Todas essas patologias são passíveis de tratamento fisioterapêutico para minimizar os sintomas ou evitar que as doenças evoluam, caso sejam diagnosticadas precocemente.

A fisioterapia preventiva atua no fortalecimento muscular, auxiliando na prevenção de possíveis deformidades e fraturas, além de melhorar a coordenação e o equilíbrio do paciente, evitando quedas.

No caso de pacientes com alguma dessas patologias, as sessões de fisioterapia devem ser individualizadas e personalizadas, de acordo com a patologia apresentada , mas sempre com foco no alongamento, no fortalecimento dos músculos, na coordenação e no equilíbrio.

Atividades físicas como caminhada, Pilates e hidroterapia também devem ser supervisionadas pelo fisioterapeuta, podendo retardar o processo de perda de massa óssea.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário