O efeito terapêutico da laserterapia na cicatrização de tecidos | Blog Phisio Trainer
Além de seu uso reconhecido na estética, atualmente, o laser é um recurso da fototerapia que vêm sendo utilizado pela fisioterapia, por produzir um efeito anti-inflamatório, analgésico, estimulante celular e modulador do tecido conjuntivo na regeneração e na cicatrização de diferentes tecidos. Neste artigo, trataremos dos benefícios da laserterapia para pacientes na fisioterapia e em que casos a técnica é eficaz.
laserterapia, terapia, cicatrização, cicatrização de tecidos
709
post-template-default,single,single-post,postid-709,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

O efeito terapêutico da laserterapia na cicatrização de tecidos

O laser de baixa potência tem sido usado como recurso na fisioterapia para o tratamento da dor, de inflamações, lesões musculoesqueléticas, na cicatrização dos tecidos e controle de infecções de pele superficiais. O termo laser significa amplificação da luz por emissão estimulada de radiação (em inglês Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation).

Os primeiros lasers foram rapidamente introduzidos na Medicina, particularmente na cirurgia, utilizando-se de suas propriedades fototérmicas por serem de alta potência. Posteriormente, foi possível observar efeitos não térmicos benéficos quando aplicado em baixa intensidade.

Atualmente, o uso de laser é um recurso da fototerapia que vem sendo utilizado pela fisioterapia, por produzir um efeito anti-inflamatório, analgésico, estimulante celular e modulador do tecido conjuntivo na regeneração e na cicatrização de diferentes tecidos.

Existem dois tipos de laser utilizados pela fisioterapia – o hélio-neônio (radiações emitidas com potência baixa) e o arseneto de gálio (radiações emitidas com potência mediana).

Eficaz em diversas áreas – com indicações cirúrgicas, oftalmológicas e estéticas – na fisioterapia é extensa a lista de benefícios da laserterapia, além da redução do tempo de tratamento. São eles:

– Cicatrização de ferimentos

– Fechamento de feridas abertas, úlceras e feridas pós-operatórias

– Velocidade de condução do  impulso nervoso

– Alívio da dor; tanto em pontos gatilhos quanto em pontos de acupuntura.

– Lesões de tecidos moles – tendões, ligamentos e músculos

Mas o que é laserterapia?

É a aplicação terapêutica de laser em pontos específicos para aliviar dores e inflamações. A técnica também é bastante eficaz na cicatrização e regeneração de tecidos, agindo como um analgésico anti-inflamatório local.

A laserterapia pode reduzir a dor de lesões ou patologias como artrose ou edema pós-operatório. Também pode diminuir a velocidade de condução dos nervos de recepção da dor, ajudando a controlá-la.

E como o laser age na regeneração de tecidos?

A laserterapia estimula a regeneração do tecido, ajudando a acelerar a cicatrização.

Atualmente o uso do laser encontrou aplicabilidade na aceleração seletiva de diversos processos e funções celulares, entre os quais a cicatrização e o reparo de feridas.

Em que tipo de lesões a laserterapia é eficaz?

A técnica é indicada em casos de hérnia de disco, pinçamentos nervosos, osteoartrose, contraturas musculares e dores neuropáticas.

O laser não deve ser aplicado sobre a retina, sobre neoplasias, processos bacterianos  e sobre tecidos especializados como ovários e testículos, devendo os pacientes ficarem atentos às contra-indicações.

O fisioterapeuta precisa tomar algumas precauções, como:  

– O ângulo de incidência do laser deve sempre estar localizado sobre a área de aplicação.

– Fisioterapeuta e paciente devem estar usando proteção ocular específica.

– A pele do paciente deve sempre estar limpa, sem cremes, óleos ou secreções sebáceas.

Como se vê, a laserterapia utilizada na fisioterapia é um recurso terapêutico de grande importância e com ótimos resultados, auxiliando na recuperação funcional dos pacientes e o reabilitando de forma mais rápida.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário