Mitos e verdades sobre acupuntura | Blog Phisio Trainer
468
post-template-default,single,single-post,postid-468,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Mitos e verdades sobre acupuntura

Método terapêutico originário da medicina tradicional chinesa, a acupuntura tem como base a estimulação de pontos cutâneos específicos a partir do uso de agulhas. Acupuntura vem do latim: acu significa agulha e punctura significa puncionar. A estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético, responsável pela fisiologia do corpo humano.

Durante muitos anos, a acupuntura foi considerada uma terapia sem comprovação científica, mas a partir da década de 1970 diversos estudos científicos atestaram sua eficácia. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento da acupuntura e 25 anos depois mostrou-se eficaz para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.

Para esclarecer dúvidas, listamos abaixo mitos e verdades sobre a acupuntura. Acompanhe!

A acupuntura trata somente dores físicas  | MITO

Embora sua eficácia primordial sejam as dores físicas (queixas musculares nas costas, ombros, pernas etc.), a acupuntura tem função importante no desbloqueio de várias patologias mentais, como ansiedade, estresse, depressão, apresentando também resultados positivos para condições como obesidade, dependência de álcool, drogas, infertilidade etc.

Não se reutilizam agulhas na acupuntura | VERDADE

Muitas pessoas ainda acreditam que as agulhas usadas nas sessões de acupuntura são reutilizadas, o que não é verdade. As agulhas não devem ser reutilizadas em nenhuma circunstância, por isso são embaladas, esterilizadas e descartadas após o uso, especialmente porque entram diretamente em contato com o sangue do paciente.

shutterstock_172972907

A acupuntura estimula o sistema imunológico | VERDADE

O estímulo pela acupuntura pode liberar endorfinas e neurotransmissores, aumentando assim a produção de neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando o sistema imunológico. Um de seus efeitos fisiológicos, inclusive, é o aumento do número de células de defesa.

A acupuntura tem relação com o misticismo | MITO

Durante muito tempo acreditou-se que a acupuntura não passava de um conhecimento empírico, sem fundamentos científico, permeado por uma alta dose de misticismo e crença. Com os avanços dos estudos sobre a eficácia dos aparelhos de medição da energia e de conceitos da física quântica, caiu por terra a conexão com o misticismo e a acupuntura passou a ser considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como tratamento complementar, o que foi importante para vencer o preconceito e obter reconhecimento.

A técnica tem efeito sobre o emagrecimento | VERDADE

Diversos estudos mostram que pessoas que fizeram uso da acupuntura apresentaram maior perda de peso, com diminuição da fome e controle da ansiedade, além da técnica ajudar na redução do inchaço, evitando a retenção de líquido e de fezes. Os melhores resultados para emagrecimento são com a auriculomedicina ou auriculoterapia, ou seja, nas orelhas.

Idosos não podem fazer acupuntura | MITO

A técnica pode, inclusive, tratar problemas típicos da terceira idade, como doenças cardiorrespiratórias, reumato-ortopédicas e neurológicas, com destaque para diabetes, mal de Parkinson e acidente vascular cerebral (AVC).

Como pode-se perceber acima, alguns mitos ainda rondam a acupuntura. Por outro lado, os excelentes resultados fazem dessa técnica milenar um método terapêutico altamente eficaz tanto no alívio das dores.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário