Reabilitação do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) | Blog Phisio Trainer
Você sabe o que é ligamento cruzado anterior? Neste artigo, abordaremos o problema e a reabilitação fisioterapêutica pós-operatória.
ligamentocruzadoanterior, lesão, dor, joelho, reabilitação, fisioterapia, PhisioTrainer, drluizphilippe
882
post-template-default,single,single-post,postid-882,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
Reabilitação do Ligamento Cruzado Anterior

Reabilitação do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Um trauma no joelho basta para que haja uma ruptura do ligamento cruzado anterior. Na maioria dos casos que exige tratamento, o paciente torce o corpo, mantendo o pé fixo no chão, quando se dá a lesão.

A reabilitação da lesão do ligamento cruzado anterior, inicialmente, pode ser tentada com fisioterapia. No entanto, a cirurgia para a reconstrução do ligamento acaba sendo mais frequente, já que o risco de outras lesões é alto. 

Há diversos fatores que podem influenciar na decisão de realizar a reconstrução cirúrgica ou não, entre os quais estão o ligamento lesado, a localização e o tamanho da lesão, o grau de instabilidade provocado pela lesão, a presença de patologias associadas (como a lesão do menisco), o nível desejado de função e o risco de ocorrer outra lesão. 

A cirurgia tem como objetivo a restauração da biomecânica do joelho, permitindo que o paciente retorne a praticar atividades físicas, sem arriscar ter novas lesões.

É realizada por videoartroscopia e permite a reconstrução do ligamento lesionado por um enxerto de tendão ou outro ligamento.

Como é a reabilitação pós-operatória do ligamento cruzado anterior? 

A reabilitação fisioterapêutica pós-operatória de pacientes que operam o ligamento cruzado anterior é bastante eficaz. Muitos especialistas referem-se a um tratamento não menor que seis meses, chegando até a 12 meses. 

Após esse tempo, o paciente é capaz de recuperar o movimento normal do joelho, além da força, agilidade e confiança para que possa retornar à prática física. 

O tratamento inclui exercícios para a mobilização articular, controle da dor e do edema e estimulação do processo cicatricial do ligamento reconstruído, além de fortalecimento muscular. 

 O retorno ao esporte é liberado somente depois que o fisioterapeuta tiver se certificado do restabelecimento completo do paciente, já que diante de qualquer entorse, ele pode comprometer o resultado da cirurgia e, consequentemente, voltar a se queixar de dores.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário