Importância das orientações posturais na prevenção das dores | Blog Phisio Trainer
513
post-template-default,single,single-post,postid-513,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Importância das orientações posturais na prevenção das dores

Já parou para pensar que todas as atividades que você desempenha durante o dia – e não são poucas – podem evitar ou contribuir para que você sinta dores pelo corpo?

Dirigir, varrer a casa, ir à uma academia, pegar ônibus, estudar, trabalhar, correr, lavar roupa, ficar sentado ao computador e até mesmo dormir, enfim, causam uma série de impactos favoráveis ou não ao seu organismo e, por isso, devem ser observados com olhos atentos.

Para prevenir dores – seja nas costas (lombar), nos ombros, nas pernas e braços – o ideal é prestar atenção à sua postura. Abaixo listamos 3 dicas decorrentes de situações do cotidiano. São elas:

Ao dormir

Muitas pessoas gostam de dormir de barriga para baixo, porém isto não é recomendado devido ao desalinhamento que gera ao longo de toda a coluna. Lembre-se que você permanecerá por um longo período nesta posição. Dê preferência por dormir de lado ou de barriga para cima.

Ao deitar-se de lado mantenha o alinhamento da coluna utilizando um travesseiro na cabeça e o outro entre as pernas. O primeiro deve preencher o espaço entre a cabeça e o colchão de modo que a cabeça não fique nem muito alta e nem muito baixa – e sim na mesma linha da coluna. Já o segundo travesseiro deve ser posicionado entre as pernas, que devem estar levemente dobradas, apoiando os joelhos e os tornozelos mantendo-os na mesma linha do quadril.

Se você prefere dormir de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e não use um travesseiro muito alto para apoiar a cabeça.

Para levantar da cama nunca dê o impulso com o corpo para frente, isso gera uma sobrecarga muito grande na coluna, sempre deite-se de lado, coloque as pernas para fora da cama e apóie-se com os braços para sentar.

Ao se sentar

As plantas dos pés devem estar totalmente apoiados no chão e a região glútea encostada totalmente na cadeira. O recomendado é evitar cruzar as pernas, deixando-as ligeiramente afastadas para que a coluna se mantenha ereta e não fique desalinhada. As coxas devem tocar a maior área possível do assento. Ao sentar-se de forma adequada, a pessoa distribui melhor as pressões sobre os discos intervertebrais, além de uniformizar as funções dos ligamentos e músculos, evitando maiores desgastes.

Ao fazer atividades domésticas
Se estiver de pé, o tronco não deve ficar muito inclinado. Ao passar roupa, o recomendado é que a mesa esteja a uma altura tal para evitar que a pessoa se incline. Para calçar sapatos, o melhor é se sentar e trazer o pé até o joelho contrário, evitando inclinar o corpo até o chão. Ao carregar um objeto pesado, mantenha-o sempre próximo ao corpo, na altura da barriga e com os cotovelos levemente dobrados. Nunca carregue sobre a cabeça ou ombros.

O corpo é uma engrenagem

Pense no corpo humano como uma engrenagem. Se alguma parte vai mal, outras regiões possivelmente sofrerão as consequências. O mais importante é preservar a saúde de regiões que sofrem o impacto das atividades cotidianas.

Caso isso não seja feito e você insista em posturas incorretas, o risco são dores indesejadas.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário