A formação de osteófitos (bico-de-papagaio) na coluna vertebral | Blog Phisio Trainer
Neste artigo, abordaremos o surgimento dos osteófitos, sintomas, causas e tratamentos fisioterapêuticos mais indicados, além da importância da prevenção.
coluna vertebral, osteófitos, bico-de-papagaio, osteofitose
781
post-template-default,single,single-post,postid-781,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

A formação de osteófitos (bico-de-papagaio) na coluna vertebral

Conhecidos popularmente como bicos de papagaio, os osteófitos são formações ósseas com o formato de gancho (esporões ósseos) que se desenvolvem em torno dos discos da coluna vertebral.

Alguns especialistas dizem que os osteófitos podem ser considerados uma espécie de defesa do organismo, capaz de absorver a sobrecarga exercida sobre as articulações e estabilizar a coluna vertebral.

Mas o que é osteofitose?

É uma patologia caracterizada pelo crescimento anormal de tecido ósseo (no caso, os osteófitos), em torno de uma articulação das vértebras. Os osteófitos se desenvolvem em decorrência de uma desidratação do disco intervertebral.

Sintomas

Além da dor forte, a formação de osteófitos pode provocar a limitação dos movimentos, a perda da força muscular, da sensibilidade e dos reflexos e formigamento.

E quais são as causas?

A idade é talvez uma das principais causas da osteofitose, sendo mais frequente em pessoas acima dos 60 anos. Entre outras causas podemos listar:

– Hereditariedade

– Má postura

– Obesidade

– Fraturas

– Sedentarismo

– Doenças reumáticas

– Traumas sofridos anteriormente

Em conjunto ou separadamente, esses fatores contribuem para o desgaste das articulações, podendo levar à calcificação das vértebras. O processo geralmente é irreversível e progressivo, embora a maioria dos casos (cerca de 90%) tenha controle.

Prevenção

Para evitar o surgimento de osteófitos, algumas medidas são essenciais, como redobrar a atenção no que diz respeito às atividades cotidianas que prejudiquem a postura. Qualquer tarefa que sobrecarregue a coluna vertebral ou cause pequenos traumas é um risco para a estabilidade postural.

A  manutenção do peso corporal e a prática regular de atividade física também são fatores preventivos contra a formação de osteófitos. Os exercícios mais recomendados são os de baixo impacto e aqueles que fortalecem a musculatura abdominal e da coluna, a exemplo da hidroginástica, natação, alongamento e bicicleta. Essas atividades não forçam as articulações.

Como a fisioterapia pode atuar na redução da dor?

Fisioterapia e exercícios posturais ajudam a recuperar a estabilidade. Mesmo que os osteófitos permaneçam instalados, a dor diminui em decorrência da estrutura corporal mais forte e alinhada. A prevenção atua justamente no adiamento ou na redução do surgimento de osteófitos.

Embora não exista um tratamento capaz de recuperar o disco intervertebral, já que o desgaste entre as vértebras é irreversível, analgésicos e anti-inflamatórios agem na redução imediata da dor, mas desenvolver hábitos que corrijam os problemas de postura é imprescindível para a melhora do quadro.

Os exercícios, que devem ser prescritos pelo fisioterapeuta após avaliação clínica e dos exames do paciente, devem contemplar o fortalecimento e o alongamento dos músculos, com destaque para a região afetada e para o reequilíbrio dos grupos musculares.

O uso de técnicas fisioterapêuticas como o tens (terapia que utiliza corrente elétrica aplicada à pele, com função analgésica) e o ultrassom promovem relaxamento muscular e analgesia. O calor no local afetado alivia o espasmo muscular e reduz a rigidez.

Exercícios específicos aumentam a força muscular, o alongamento e contribuem para a manutenção da estabilidade das articulações. Movimentos de propriocepção também são recomendados.

Em casos mais graves a intervenção cirúrgica é mais indicada.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário