fisioterapia-ortopedica-para-pisadas-pronadas
A pisada pronada faz com que o pé distribua as cargas de forma desproporcional e afeta cerca de 50% da população mundial, sendo mais comum em mulheres
fisioterapia, fisioterapia ortopédica, pisadas pronadas, ortopedia
808
post-template-default,single,single-post,postid-808,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Fisioterapia ortopédica para pisadas pronadas

As características anatômicas de cada pessoa determinam, entre outros fatores, como elas pisam, os tipos de pés, de joelhos e os níveis de flexibilidade nas articulações das várias partes do corpo. Embora cada ser humano pise de uma forma, os ortopedistas classificam as pisadas, dividindo-as em três grandes grupos. São elas:

Pisada neutra

É caracterizada pelo apoio uniforme do pé no solo, sem desvios rotacionais. Apresenta um bom arco plantar, sem prejudicar a distribuição homogênea da carga corporal. Cerca de 45% da população mundial tem essa pisada. Geralmente, as pessoas com esse tipo de pisada têm menos restrições na hora de escolher um tênis, bastando apenas um amortecimento leve.

Pisada supinada

Para tomar impulso, a pessoa usa a parte externa do pé, principalmente a área do dedo mínimo. Geralmente pessoas com o pé cavo desenvolvem essa pisada, concentrando-se em apenas 5% da população. O pé supinado geralmente precisa de calçados com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade. 

Pisada pronada

Tema deste artigo, a pisada pronada tem início no lado interno do calcanhar e finaliza próximo ao dedão. A pisada pronada faz com que o pé distribua as cargas de forma desproporcional, sobrecarregando áreas como o arco do pé, dedão, calcanhar, tornozelo, joelho e quadril. Cerca de 50% da população mundial tem essa pisada, que é mais comum em mulheres.

Apesar de a pronação ser um movimento natural do corpo, em excesso e com carga repetitiva sobre os pés, é possível que esses movimentos ocasionem lesões e dores.

Entre as principais causas da pisada pronada estão: pés muito planos (pés chatos), joelho valgo (para dentro), fraqueza nos músculos do pé e da tíbia (perna) e adaptação corporal diante de um movimento inadequado durante a prática de exercícios. 

Mas como a fisioterapia pode reduzir os efeitos da pisada pronada?

O fisioterapeuta ortopédico atua no sentido de prescrever exercícios com foco no fortalecimento da musculatura da planta dos pés. Caminhar na ponta dos pés, pelo calcanhar, fazer movimentos circulares na ponta dos pés e segurar objetos com os dedos dos pés estão entre as atividades indicadas aos pacientes em tratamento.

O especialista também acompanha o caminhar do paciente, que deve ser iniciado pelo calcanhar, seguindo pela parte externa dos pés até chegar aos dedos. Palmilhas e/ou calçados ortopédicos específicos são recomendados para reduzir as dores.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário