Entorse de tornozelo agudo. O que fazer? | Blog Phisio Trainer
A entorse de tornozelo aguda é uma lesão ligamentar decorrente de estresse, provocando rompimento parcial ou total dos ligamentos. Leia nosso artigo!
Fisioterapia, Entorse, Tornozelo, Fisioterapeuta, Consulta, Reabilitação, PhisioTrainer, Dor, Dores
959
post-template-default,single,single-post,postid-959,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
Entorse de tornozelo agudo. O que fazer?

Entorse de tornozelo agudo. O que fazer?

A entorse de tornozelo aguda é uma lesão ligamentar decorrente de estresse, provocando rompimento parcial ou total dos ligamentos. A função principal dos ligamentos é manter as superfícies articulares encaixadas, produzindo estabilidade articular e limitando a amplitude de movimento.

Quais os primeiros passos após o entorse?

Após uma entorse de tornozelo, é indicado colocar compressas de gelo no local para reduzir a dor e o edema locais, bem como usar estabilizadores e até mesmo imobilizadores. Também é importante garantir que não exista ruptura de tendões e ligamentos ou alguma fratura. A visita a um médico e, posteriormente, a um fisioterapeuta é fundamental para eliminar dúvidas e prescrever um procedimento adequado.

Os sinais e sintomas das lesões ligamentares do tornozelo variam de acordo com a gravidade da lesão, os tecidos acometidos e a extensão de seu acometimento.

Qual é a importância da fisioterapia para a reabilitação do paciente?

É fundamental, desde a fase aguda até o retorno às tarefas cotidianas ou às atividades físicas. Em um primeiro momento, é essencial controlar os sinais inflamatórios por meio de: repouso, compressão do tornozelo com bandagens para reduzir o edema, elevação do pé lesionado, crioterapia (aplicação de gelo) de forma imediata por 20 minutos, com intervalos de duas horas.

Níveis de entorse

Grau 1

Nos casos de entorse de grau 1, com estiramento ligamentar, geralmente o paciente deve se sentir melhor após três dias, com quadro assintomático ou pouca dor residual.

Grau 2

Nos casos de entorse de grau 2, com lesão ligamentar parcial, a recuperação se dá em quatro semanas, em média. Cada paciente responderá de uma forma à reabilitação, dependendo da intensidade da entorse.

Grau 3

Nos casos de entorse de grau 3, com lesão ligamentar total, a ruptura pode ocorrer em um ou mais ligamentos do tornozelo. O médico pode optar pelo uso de gesso curto (por duas a três semanas) ou uma bota imobilizadora com posteriores sessões de fisioterapia.

Principais procedimentos fisioterapêuticos

Entre as técnicas de reabilitação estão a eletrotermofototerapia, banhos de contraste (quente e frio), exercícios que envolvem movimentos de flexão do pé e dos dedos, de estabilização ativa e coordenação motora.

Além disso, o fisioterapeuta pode prescrever exercícios de equilíbrio dinâmico e de propriocepção, e bicicleta estacionária.

Em situações mais graves, são necessários: reeducação das musculaturas flexora, inversora e eversora do tornozelo; trabalho de estabilização dinâmica e propriocepção; treino de equilíbrio e coordenação; reforço muscular geral; exercícios funcionais; atividades pliométricas, início gradativo de caminhada e, posteriormente, corrida.

No retorno às atividades esportivas, podem ser utilizadas bandagens funcionais (botinhas de esparadrapos, coban e bandagem elástica). O objetivo desses recursos é fornecer apoio, proteção e estabilidade articular ao tornozelo, sem limitar sua função.

O paciente será liberado pelo fisioterapeuta se estiver correndo em linha retas sem sentir dor ou mancar, se estiver realizando movimentos com mudança brusca de direção e ainda se realizar saltos com ambas as pernas sem sentir dor

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário