Eletrotermofototerapia como coadjuvante no tratamento fisioterapêutico | Blog Phisio Trainer
569
post-template-default,single,single-post,postid-569,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Eletrotermofototerapia como coadjuvante no tratamento fisioterapêutico

É comum recebermos em nossa clínica pacientes desacreditados dos resultados da fisioterapia, principalmente por já terem passado por outros serviços em que o uso de aparelhos era praticamente constante durante toda a sessão e, muitas vezes, a utilização de recursos da Eletrotermofototerapia era a única terapêutica empregada no tratamento.
A Eletrotermofototerapia pode ser considerada um excelente meio terapêutico no tratamento das dores, inflamações, cicatrizações teciduais, entre outros, desde que utilizada de forma coadjuvante com outras técnicas associadas, principalmente a Cinesioterapia (terapia do movimento), essa sim considerada a essência da fisioterapia.
É claro que dependendo do estágio da dor, inflamação ou do tipo de lesão apresentada, o uso de aparelhos elétricos, cada qual com uma função específica, deve ser utilizado como primeira escolha, mas daí passar todo período de reabilitação ou muitas sessões apenas fazendo uso desse recurso, pode tornar o resultado terapêutico frustrante e ineficiente.
Dessa forma, é fundamental que o fisioterapeuta avalie adequadamente o estágio clínico do paciente para melhor escolha da modalidade e terapêutica a ser empregada.

Postas essas considerações, vale citar os aparelhos mais comuns utilizados no tratamento fisioterapêutico e suas indicações:

Ultra-som
Aparelho que emite ondas sonoras de alta frequência, podendo ou não produzir calor. A principal função do Ultra-som é o efeito anti-inflamatório, além de acelerar a cicatrização e reduzir a dor, estimular a formação do calo ósseo, da síntese de proteína, aumentar a circulação sanguínea e diminuir espasmos musculares.

Corrente russa
Estimulação elétrica usada para iniciar e facilitar a contração voluntária do músculo. O objetivo é recuperar o tônus muscular, aumentar a força e estimular o fluxo sanguíneo dos músculos.

FES
Abreviatura de Functional Electrical Stimulation ou estimulação elétrica funcional. Tratamento que utiliza corrente elétrica de baixa frequência nos casos em que os músculos estão paralisados ou enfraquecidos.

Tens
Abreviatura de Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation ou estimulação elétrica nervosa transcutânea. Terapia que utiliza corrente elétrica aplicada à pele por meio de eletrodos. Exerce função analgésica.

Ondas curtas
São ondas de radiofrequência que geram calor, aquecendo os tecidos e aumentando o fluxo sanguíneo. O objetivo é reduzir as dores e em outros casos, atua proporcionando irrigação sanguínea e mobilidade articular.

Laser
Aparelho que emite feixes de radiação de luz terapêutica com o objetivo de cicatrizar tecidos e reduzir as dores. Entre os benefícios do laser está a precisão, já que ele funciona bem em um único ponto de dor ou em ligamentos finos.

Todos os procedimentos citados acima, em menor ou maior grau e dependendo do tipo e profundidade da lesão, têm objetivos comuns: provocar alívio da dor, redução do processo inflamatório, aumento da circulação sanguínea e cicatrização.

Vale destacar que a Eletrotermofototerapia é um recurso complementar a outros procedimentos fisioterapêuticos e deve ser sempre aplicada por um profissional habilitado.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário