Dor nas articulações dos pés e tornozelos | Blog Phisio Trainer
750
post-template-default,single,single-post,postid-750,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Dor nas articulações dos pés e tornozelos

As dores nas articulações têm extrema ligação com os músculos. Se os músculos estão tensos e contraídos, comprimem as articulações e seus tecidos, causando dor. Consequentemente, a dor contribui para que os músculos sigam contraídos, impedindo ou dificultando movimentos articulares, como se fosse uma defesa do corpo contra qualquer incômodo.

Sendo assim, as articulações passam a ter movimentos reduzidos, a sofrer desgaste, acumulando líquidos e produzindo mais dor. Torna-se, enfim, um círculo vicioso.

 

E os pés?

Apontados como a parte terminal do ser humano, os pés têm importante função tanto em suportar o peso do corpo quanto na locomoção. No entanto, eles podem concentrar várias patologias, instabilidades e desequilíbrios no que se refere ao sistema musculoesquelético.

Geralmente, são acometidos por lesöes de vários tipos, como joanetes, tendinopatia, neuromas, fascite plantar, entre outras patologias.

 

E os tornozelos?

Já o complexo do tornozelo é uma região de muitas queixas de dor. É afetado principalmente pela entorse, ocorrida em geral durante o ato de andar, pular ou correr.

Outras causas podem ser processos inflamatórios da articulação por conta das artrites ou artroses, além de lesões dos tendões no entorno da articulação, conhecidas como tendinopatias ou tendinites.

O tornozelo, localizado na parte superior dos pés, também sustenta o peso do corpo, mas se destaca por adaptar-se para absorver força, acomodando-se a superfícies irregulares. Vários músculos dão suporte ao tornozelo e ao sistema esquelético do pé inteiro, o que contribui para que os ligamentos estabilizem as articulações.

 

Causas mais comuns para dor nas articulações

Entre as causas mais comuns para dores nos pés e tornozelos, algumas envolvem patologias como:

– Infecções: uma ferida mal curada por ter sido infectada por bactérias. O tratamento é feito à base de antibióticos.

– Gota: o consumo de proteínas em excesso pode causar aumento da produção de ácido úrico, causando inflamação nas articulações. O consumo de álcool, o excesso de açúcares e o sobrepeso são fatores associados para a piora do quadro.

– Lúpus: doença autoimune que pode causar dor nas articulações. O sistema imunológico ataca diferentes partes do organismo como se fossem agentes externos nocivos (pele, sangue, rins, coração, pulmões etc.).

– Gonorreia: doença sexualmente transmissível, que afeta as genitálias e as articulações, provocando a artrite gonocócica.

– Artrite reumatoide: doença autoimune que se caracteriza por inchaço e rigidez matutina das articulações. O tratamento é de longa duração.

– Movimentos repetitivos: podem causar tendinite (inflamação do tendão que impede que a articulação se mova corretamente) e inflamação dos ligamentos (pode comprometer o movimento das articulações.

 

Fisioterapia para artrite reumatoide e movimentos repetitivos

No caso das duas últimas, a fisioterapia ortopédica atua diretamente no foco do problema, no caso as dores nas articulações, a partir de técnicas como:

– Eletrotermofototerapia

– Cinesioterapia

– Mecanoterapia

– Terapia postural

– Osteopatia

– Quiropraxia

– Acupuntura

Antes de aplicar as técnicas descritas acima, o fisioterapeuta fará uma análise clínica do paciente para prescrever qual ou quais procedimentos trarão melhora do quadro.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário