Como proteger os joelhos durante a corrida? | Blog Phisio Trainer
Não é somente os atletas têm de se preocupar. Você também deve ficar atento aos cuidados com seus joelhos ao fazer uma corrida. Saiba mais em nosso artigo!
corrida, dor, joelho, prevenção, fisioterapia
910
post-template-default,single,single-post,postid-910,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
Como proteger os joelhos durante a corrida?

Como proteger os joelhos durante a corrida?

Nos parques, nas pistas ou nas ruas das grandes capitais. Com a disseminação da corrida no Brasil nos últimos anos, a preocupação com os joelhos e tornozelos tornou-se maior. E essa preocupação não é somente de atletas profissionais. Correr virou mania, haja vista a quantidade cada vez mais crescente de corridas organizadas nos finais de semana e até mesmo no período noturno.

Mas o que fazer para evitar lesões?

Embora o tema aqui seja a proteção dos joelhos durante a corrida, é muito importante uma avaliação postural anterior a qualquer treinamento. Os músculos integram uma cadeia enorme, de forma que se algo acontecer com um grupo muscular específico, é muito provável que vá interferir em outra cadeia de músculos.

Outra dica anterior à corrida propriamente dita é escolher adequadamente o tênis a ser usado. Ele contribui para a prevenção de lesões, especialmente nos casos em que o praticante apresenta algum desvio na pisada.  Resolvidos esses primeiros detalhes, o ideal é definir o número de minutos e a intensidade da corrida. Aos poucos, o praticante vai aumentando as quantidades, sempre sem se esquecer de intervalos para o descanso.

Fortalecimento é fundamental

Fortalecer os músculos que atuam na articulação dos joelhos pode contribuir para evitar várias lesões das articulações. Com a ajuda de um profissional, estabeleça séries repetitivas de exercícios. Além do fortalecimento específico desses músculos, o core (formado pelos músculos abdominais, lombar, pelve e quadril), precisa ser igualmente fortalecido. Ele é considerado o centro de gravidade do corpo e onde grande parte dos movimentos é iniciada. A dica é fazer um treinamento funcional ou musculação com foco no core.

A mecânica da corrida também é muito importante para a condição geral do corredor. É recomendável que um profissional o acompanhe e verifique os problemas durante a prática física. Posteriormente, ele poderá traçar um treino específico para que sejam corrigidos padrões de movimento inadequados.

Periodizar o treinamento é o ideal. E o que significa isso? A periodização não é apenas uma questão de planejamento para a melhora do desempenho do praticante. As articulações, e não somente os joelhos, precisam descansar para se recuperar dos estímulos. Para isso, uma boa periodização é fundamental, pois além de estabelecer cargas a serem usadas em cada treino, o descanso passa a ser planejado.

Correr no asfalto pode gerar impactos negativos sobre os joelhos. É mais interessante variar os pisos (grama, areia ou terra) para reduzir o impacto das pisadas sobre o solo e, consequentemente, sobre as articulações dos joelhos.  Todas essas atitudes, em conjunto, faz com que os joelhos sejam protegidos durante a corrida. Muito mais do que simplesmente sair correndo a esmo, a prática física deve ser planejada, pensada de acordo com as deficiências de cada corredor, senão as consultas ao ortopedista passarão a ser frequentes, com riscos de lesões definitivas.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário