Como proteger sua coluna? | Blog Phisio Trainer
390
post-template-default,single,single-post,postid-390,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Como proteger sua coluna?

Maior causa de afastamento de trabalhadores no Brasil por mais de 15 dias, as dores nas costas prejudicam pelo menos 80% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na maioria das vezes, esse desconforto é gerado por sedentarismo aliado a padrões inadequados de postura (síndromes posturais) e movimentos bruscos, proporcionados pela correria da vida diária.

Como funciona a coluna vertebral?

Antes de sugerirmos dicas para proteger sua coluna, o ideal é falar sobre o funcionamento da coluna vertebral – estrutura considerada complexa por concentrar 33 vértebras sobrepostas umas às outras.

Entre as vértebras há uma área fibrocartilaginosa – o disco intervebral, que garante à coluna a rigidez necessária para sustentar o corpo. A articulação das vértebras é que garantem a mobilidade e a flexibilidade para que o ser humano desenvolva as atividades funcionais.

O que é lombalgia

Entre as queixas mais relatadas pelos pacientes está a lombalgia – mais conhecida por dor lombar, dor nas costas ou dor na coluna. Ela pode se manifestar em decorrência de vários fatores: sedentarismo, maus hábitos posturais, fumo, obesidade, esforço por repetição, gravidez, atividade profissional, além de síndromes depressivas.

Mas como evitar esse incômodo e proteger sua coluna? No dia a dia, várias atividades que desempenhamos, se realizadas de forma inadequada, aumentam o risco de uma possível lombalgia. Abaixo listamos algumas dicas que podem ser muito úteis para minimizar dores e fortalecer a lombar. Vamos a elas!

Evite pegar peso do chão

Geralmente, ao abaixar, é normal que as pessoas façam o movimento sem se preocupar se estão ou não com as pernas minimamente flexionadas. O ideal é dobrar os joelhos, lembrando sempre de manter a coluna ereta.

shutterstock_513192508

Não se incline para varrer

Uma das dicas mais importantes quando o assunto é varrer a casa é usar uma vassoura de cabo comprido. Assim, você não precisa se inclinar para varrer. Além disso, é importante colocar uma perna à frente da outra e tentar contrair o abdômen para que a colune se sustente.

Use almofadas ao assistir TV

Asssitir TV parece uma atividade relativamente simples, mas pode prejudicar a coluna se feita incorretamente. Se você prefere assistir TV deitado, é melhor recorrer a uma almofada sob o pescoço, de modo que a cabeça esteja alinhada ao tronco, e dobrar os joelhos, de preferência com uma segunda almofada entre as pernas.

Escolha uma cadeira confortável para trabalhar

Muitas vezes, passamos horas em frente ao computador. O ideal é escolher uma cadeira confortável com uma almofada que apoie totalmente as costas. Os pés precisam estar apoiados no chão ou sobre um descanso de pé. Os braços devem estar apoiados na mesa e as mãos sobre o teclado de forma suave. Já a altura da mesa precisa permitir que a tela esteja ao nível dos olhos.

Durma na posição correta

Em primeiro lugar, escolha um travesseiro com enchimento suficiente para que sua cabeça descanse. Durma de lado, com uma almofada entre os joelhos. Evite dormir de barriga para baixo, já que isso pode agravar dores nas costas e no pescoço.

Faça exercícios específicos

Com a supervisão de um fisioterapeuta, faça uso da técnica de estabilidade vertebral segmentar, caracterizada pela capacidade de controlar os movimentos e pelo fortalecimento de músculos profundos (multifidus e transverso do abdômen). Ela tanto pode ser utilizada na prevenção a lesões como nos casos de reabilitação da coluna.

Como se vê, a saúde da coluna depende de um conjunto de ações que envolve atitudes praticadas diariamente (como não carregar peso em excesso, sentar-se adequadamente e dormir na posição certa), além da prática de atividades físicas para fortalecer a coluna e evitar lesões.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário