5 formas de tratar a hérnia de disco com fisioterapia | Blog Phisio Trainer
Uma lesão do disco vertebral pode pressionar outras estruturas importantes da coluna, como a raiz nervosa e a medula espinhal
hérnia, hérnia de disco, abaulamento,
741
post-template-default,single,single-post,postid-741,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

5 formas de tratar a hérnia de disco com fisioterapia

Caracterizada pelo abaulamento do disco intervertebral, a hérnia de disco pode gerar uma série de sintomas, como dor nas costas, queimação, formigamento e perda da mobilidade. A hérnia de disco pode ser classificada de acordo com a região da coluna afetada, entre as quais estão:

– Hérnia de disco lombar: região inferior das costas

– Hérnia de disco cervical: região do pescoço

– Hérnia de disco torácica: região mediana das costas

As hérnias mais frequentes são a lombar e a cervical. O que ocorre é que uma lesão do disco vertebral – estrutura de fibrocartilagem que serve para evitar o contato direto entre uma vértebra e outra, além de amortecer o impacto gerado pelos saltos – pressiona outras estruturas importantes da coluna, como a raiz nervosa ou a medula espinhal.

Portanto, a hérnia ocorre quando o disco vertebral perde seu formato original, deixando de ser oval, formando um abaulamento, que é uma espécie de ‘gota’, que pode pressionar, por exemplo, a raiz do nervo ciático, por exemplo.

E como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da hérnia de disco?

O tratamento da hérnia de disco envolve várias ações, entre as quais a fisioterapia. Tanto exercícios com aparelhos, estabilização segmentar e reeducação neuromotora, quanto exercícios específicos contribuem para o retorno de movimentos funcionais decorrentes da hérnia de disco.

Após avaliação criteriosa por parte do fisioterapeuta, ele pode prescrever várias técnicas de tratamento, entre as quais citamos cinco abaixo. Vamos a elas:

Exercícios de alongamento

São indicados já no início das sessões de fisioterapia. Aumentam a flexibilidade, regularizam o tônus muscular e reorganizam as fibras musculares, atuando também na melhora da postura corporal no dia a dia.

Exercícios de fortalecimento

São indicados para pacientes que não apresentam dor aguda e ajudam a fortalecer grupos musculares que encontram-se fracos ou desequilibrados. Pilates clínico e hidroterapia podem ser indicados para esses casos por manter as costas eretas e trabalhar a força do abdômen, protegendo também a coluna.

Eletrotermofototerapia

Aparelhos como ultrassom, TENS (abreviatura de Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation ou estimulação elétrica nervosa transcutânea, que exerce função analgésica) ou laser podem ser usados como anti-inflamatórios que ajudam a aliviar os sintomas, diminuindo a dor e desconforto na coluna. Eles devem ser aplicados conforme a necessidade de cada paciente.

Calor

É uma outra forma de aliviar a dor nas costas, aumentando a circulação sanguínea e a chegada de mais nutrientes aos tecidos. e relaxamento da musculatura. O calor pode ser usado com bolsas ou toalhas aquecidas ou luz de infravermelho durante cerca de 20 minutos.

Técnicas osteopáticas

Também chamadas de técnicas de manipulação, podem ser realizadas na coluna e servem para diminuir a pressão sobre a coluna e realinhar todas as estruturas do corpo, causando sensação de maior leveza e facilidade de realizar movimentos. Cada sessão de osteopatia dura cerca de 60 minutos.

Como se vê, há diversas formas de reduzir os sintomas provocados pela hérnia de disco com tratamentos fisioterapêuticos. Aliado a isso, é recomendável evitar mais de duas horas sentado ou deitado (com exceção das horas do sono), usar um colchão firme que apoie a coluna, além de dobrar os joelhos para pegar algo do chão.

 

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário