Computador e má postura: entenda essa relação | Blog Phisio Trainer
499
post-template-default,single,single-post,postid-499,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Computador e má postura: entenda essa relação

Quanto tempo por dia você passa em frente ao computador? Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo IBOPE CONECTA, os brasileiros passam em média 5,3 horas em frente ao computador. Quem trabalha em frente à máquina supera facilmente essa média: passa, no mínimo, entre 7 a 8 horas diárias em frente a essa tela.

O ideal é que, enquanto checa seus e-mails, assiste algo ou trabalha em frente ao computador, você possa encontrar intervalos para levantar e alongar-se. Mas, mesmo se isso acontecer, manter a postura correta enquanto se está sentado é essencial para evitar dores e patologias.

Alguns exemplos comuns de patologias associadas a má postura são o dorso curvo (quando a parte superior das costas parece mais arredondada do que o normal e fica-se com os ombros curvados para baixo e para frente) e a retificação da lordose (quando acontece uma retroversão da região pélvica, ou seja, perda da curvatura da lombar).

Confira aqui algumas dicas da Equipe Phisio Trainer para manter a sua postura correta e evitar patologias e dores:

Monitor

Seu monitor deve estar adequado à sua altura, a linha média do monitor deve estar em linha reta com os seus olhos. Posicione-o sempre na sua frente, e se a altura estiver baixa, utilize algum objeto (livro, caixa, lista telefônica, etc) para elevar o monitor.

Observe se existem reflexos na tela do monitor, reposicione objetos que possam estar ao lado (porta-retratos, por exemplo) e verifique as janelas próximas, utilize cortinas ou persianas para minimizar os reflexos.

shutterstock_476271409-[Convertido]

Mouse e Teclado

Posicione o mouse na mesma altura do teclado, mantenha-o próximo de você, de maneira que seu antebraço fique apoiado no braço da cadeira ou na mesa. Ao digitar no teclado, o apoio dos antebraços formando um ângulo de 90 graus evita sustentar o peso dos braços no ar e diminui consideravelmente a sobrecarga nos ombros e na região cervical.

Cadeira

Utilize cadeiras com regulagem da altura do assento, do encosto e apoio para os antebraços para se adequar à sua altura. Caso sua cadeira não tenha apoio para os antebraços, apoie-os sobre a mesa por completo, evitando comprimir os punhos na beira da mesa.

Use cadeiras com rodinhas, assim você evita torcer a coluna em situações que você precise virar para atender alguém, pegar objetos em gavetas laterais ou atender ao telefone, por exemplo.

Apoio para os pés

É um ótimo acessório para ser usado por pessoas baixas quando sua cadeira não possui regulagem de altura ou quando na regulagem mínima os pés não fiquem apoiados por completo no chão.

O apoio deve possuir regulagem anterior e posterior, pois assim o usuário pode regulá-lo de acordo com suas necessidades.

Head set

Este aparelho é essencial para pessoas que falam ao telefone por longos períodos, consegue-se ter mais agilidade e mais facilidade para exercer sua função, além de evitar posições indesejáveis como apoiar o telefone entre a orelha e o ombro ao usar um telefone comum, o que pode ocasionar dores no ombro e região cervical.

Organização da mesa

Aprenda a organizar sua mesa, na região anterior, mais próxima de você, deixe os objetos que usa com maior frequência (canetas, telefone, blocos de anotações..). Na região posterior posicione o que você usa com menos frequência (cartões de visita, fotos de família, pastas…). Desta maneira, você será mais ágil, mais produtivo e não precisará forçar sua coluna para alcançar objetos que utiliza muito.

Claro que sabemos que, além da consciência corporal – que não se adquire da noite para o dia -, estes hábitos demoram algum tempo para se tornarem naturais. Esperamos ter ajudado com algumas dicas práticas e, caso esteja sentindo dores ou incômodos na coluna, procure a Phisio Trainer! Ficaremos felizes em ajudar.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário