Quais são as principais lesões decorrentes de movimentos repetitivos? | Blog Phisio Trainer
397
post-template-default,single,single-post,postid-397,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Quais são as principais lesões decorrentes de movimentos repetitivos?

A sobrecarga do sistema musculoesquelético por meio de esforços ou movimentos repetitivos é uma das causas de lesões dos membros superiores, afetando o funcionamento de músculos, articulações, nervos e tendões.

Pode-se dizer que os esforços ou movimentos repetitivos envolvem um conjunto de ações contínuas realizadas com grande frequência provocando sintomas como fadiga muscular, dores, e até mesmo, em menor quantidade, doenças.

Desde um cortador de cana, que faz o mesmo movimento diariamente, por incontáveis vezes, passando por um atleta de remo ou um ortodontista que lida com aparelhos fixos e móveis, até chegar a uma mãe que carrega o filho no colo (põe e tira do berço a todo momento) ou a um designer, que passa horas a fio em frente ao computador. Todas as pessoas, independentemente da faixa etária, estão sujeitas a manifestarem lesões por movimentos de repetição.

Uma série de síndromes e doenças se incluem nesse perfil. Listamos abaixo 5 lesões que podem comprometer ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagem e outros tecidos conjuntivos do corpo. São elas:

  1. Síndrome do Túnel do Carpo

Dor nos punhos, nas mãos e uma sensação de formigamento nos dedos. Estes são os principais sintomas dessa síndrome, causada pela compressão do nervo mediano, que passa por um canal estreito no punho – o túnel do carpo. Geralmente, afeta as pessoas durante atividades manuais. É comum também sentir formigamento no período noturno, justamente porque não há flexão de punho durante o sono.

  1. Tendinite ou tenossinovite

A tendinite se caracteriza pela inflamação de um tendão, enquanto que a tenossinovite é uma inflamação da bainha do tendão. Pode ocorrer nos joelhos, ombros, cotovelos, pulsos, tendão calcâneo e nos polegares (dedo em gatilho). Estes tipos de inflamações são muito dolorosas, podendo até causar incapacidade funcional. Força manual excessiva, ciclos longos de trabalho e posturas inadequadas são fatores de risco para as duas patologias.

shutterstock_517592440

  1. Bursite

É a inflamação das bolsas serosas (‘sacos’ repletos de líquido sinovial), responsáveis por diminuir o atrito causado durante o movimento. Se forem utilizadas de forma incorreta, pode ocorrer um processo inflamatório, causando a bursite. É mais comum nos ombros e quadris e, conforme o problema se agrava, a dor aumenta gradativamente.

  1. Epicondilite

É a degeneração dos tendões que se originam no cotovelo, propagando-se pelo bordo radial do antebraço. Atinge principalmente os músculos extensores do punho e dos dedos e é desencadeada pelos movimentos de extensão e de supinação. É conhecida também como cotovelo de tenista e é recorrente entre frequentadores de academia.

Acrescentamos, aqui, que a epicondilite também conhecida como “cotovelo de tenista” é a epicondilite lateral. Ela acontece quando são feitos movimentos repetitivos do punho ou dedos e acontece tanto na lateral externa do braço quanto na face interna do cotovelo.

  1. Síndrome do desfiladeiro torácico

Desconforto ou dor na região inferior do pescoço (cervical e dorsal alta) e no membro superior. É causada pela compressão do feixe vascular (artéria e veia) e nervoso em decorrência de alterações posturais que alteram o triângulo formado por músculos (escaleno e peitoral), clavícula e costela. É muito comum em pessoas que ficam horas em frente ao computador.

Tratamento

Geralmente, as lesões decorrentes de movimentos repetitivos, nos episódios de dor aguda, exigem tratamento a base de anti-inflamátorios e repouso das estruturas musculoesqueléticas afetadas. Em fases mais avançadas, são considerados a aplicação de corticoides, sessões de fisioterapia (exercícios posturais, eletroterapia, termoterapia, acupuntura e alongamento) e intervenção cirúrgica, nos casos mais graves.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário