Mitos e verdades sobre a Hérnia de Disco | Blog Phisio Trainer
384
post-template-default,single,single-post,postid-384,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Mitos e verdades sobre a Hérnia de Disco

Mais frequente nas regiões lombar e cervical, a hérnia de disco surge quando ocorre um desgaste pelo tempo ou por uso repetitivo dos discos intervertebrais – estruturas que têm o formato de anel e que contêm tecido cartilaginoso e elástico.

Sua função é evitar atrito entre uma vértebra e outra, visando amortecer o impacto. Com seu desgaste, o que ocorre é que parte dos discos intervertebrais saiam da posição normal e comprimam as raízes nervosas que emergem da coluna.

Inúmeras são as dúvidas envolvendo a hérnia de disco e como ela aparece no organismo. Por isso, elaboramos um texto com 10 mitos e verdades sobre o tema, já que no Brasil existem pelo menos 5,4 milhões de brasileiros que sofrem com a lesão, segundo dados do IBGE. Vejamos se o que você pensa sobre o assunto é mito ou verdade:

  1. A hérnia de disco pode causar alterações de sensibilidade, perda de força e atrofias musculares.

VERDADE | A hérnia de disco pode promover compressão das estruturas neurológicas, levando a alterações que variam desde dor até alterações de sensibilidade e de força muscular nos membros.

  1. Quem se queixa de dor nas costas tem hérnia de disco.

MITO | A dor nas costas (lombalgia) tem inúmeras causas. Estudos sugerem que, na maioria das vezes (85%), não é possível definir uma causa
específica para a dor aguda. Entre as dores definidas, geralmente a mais comum é aquela decorrente de contratura muscular devido à sobrecarga. Já nas dores crônicas, aquelas que duram por mais de três meses, as alterações de disco podem ocorrer em 39% dos casos.

  1. A hérnia de disco pode se instalar em qualquer parte da coluna.

VERDADE | A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: a cervical, que corresponde a área do pescoço; a dorsal, que corresponde a área do tórax; a lombar, na área do abdômen; e a sacrococcígea, na área do quadril. Exceto na região sacrococcígea, onde não há disco, todas as outras regiões têm discos e estes podem dar hérnia, porém, a região mais comum da coluna onde surgem as hérnias discais é a lombar.

  1. A hérnia de disco afeta somente as pessoas mais velhas.

MITO | Quanto mais envelhecemos, menos água temos no corpo. Na coluna também é assim. Para que não ocorra a migração do núcleo do disco e, consequentemente, a hérnia, é necessário que este disco esteja bem fluido e hidratado. Sendo assim, geralmente a faixa etária afetada pela hérnia de disco varia entre 20 e 50 anos.

  1. Quem for acometido por hérnia de disco sentirá dores para o resto da vida.

MITO | Caso a hérnia de disco seja tratada da forma correta, o paciente pode vir a ter remissão completa dos sintomas. Mas é importante destacar que o ideal, no caso de doenças crônicas, é a mudança nos hábitos de vida para evitar o retorno dos sintomas e da lesão.

shutterstock_660953842

  1. Nem toda hérnia de disco é sintomática

VERDADE | Cerca de 30% dos pacientes diagnosticados com hérnia de disco não apresentam sintomas.

  1. Aplicação de calor pode ser eficaz na redução dos sintomas provocados pela hérnia de disco.

VERDADE | A termoterapia – aplicação de calor nas dores crônicas pode ajudar a reduzir os sintomas provocados pela hérnia de disco.

8 . O uso frequente de sapatos de salto alto contribuem para o surgimento da hérnia de disco.

MITO | O uso do sapato de salto não contribui para a formação da hérnia de disco. O salto pode agravar o problema, mas não causá-lo.

  1. Quanto mais alongada e forte for a musculatura, menor é a chance de surgir a hérnia de disco lombar.

MITO | Nem sempre uma musculatura forte e alongada pode prevenir o aparecimento de uma hérnia de disco. Muitas vezes há uma falha no mecanismo de controle motor que precisa ser restabelecido por meio de exercícios específicos.

  1. Um paciente que passou por cirurgia de hérnia de disco nunca mais terá que se preocupar com o retorno do problema.

MITO | A cirurgia de hérnia de disco visa a redução dos sintomas, no entanto, o disco permanecerá rompido e a mecânica da coluna continuará alterada. Este paciente vai precisar de um bom trabalho de reabilitação fisioterapêutica para evitar o retorno ou o aparecimento de uma nova hérnia.

E aí? Como está seu conhecimento acerca do tema? Como se vê, não se pode falar em cura da hérnia de disco, mas na total remissão do problema se for adotado um novo estilo de vida, aliando a prática de atividades físicas adequadas, a redução de peso, e evitando a sobrecarga sobre a coluna.

Comments

comments

Sem comentários

Poste um comentário